MENU

04/05/2023 às 19h15min - Atualizada em 04/05/2023 às 19h15min

Sanches recebe prêmio em São Luís e homenagem em Teresina

Academias paulistas convidam o jornalista maranhense para seus quadros

Da Redação
O promotor de Justiça Carlos Augusto da Silva Oliveira, próximo Governador do Rotary Clube para o Maranhão, Piauí e Ceará, entrega diploma para Edmilson Sanches - Foto: Divulgação
 
O jornalista maranhense Edmilson Sanches, colunista de “O Progresso”, recebeu prêmio em São Luís (MA), por ter vencido concurso nacional de textos sobre os 100 anos do Rotary Club no Basil.

A solenidade de premiação ocorreu na capital maranhense, dia 15 de abril, durante reunião festiva do Rotary Club São Luís-Praia Grande. Sanches foi apresentado pelo engenheiro agrônomo José Augusto Silva Oliveira, que foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e duas vezes reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O jornalista maranhense também foi saudado pelo presidente do Rotary Praia Grande, Carlos Sebastião Silva Nina, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão. Outras autoridades, empresários, professores, profissionais liberais e magistrados, como o juiz de Direito Fernando Mendonça, igualmente cumprimentaram e elogiaram Sanches pelo prêmio e pelo entusiasmado pronunciamento que fez, na leitura do texto classificado em 1º lugar.

A Comissão Julgadora era formada de membros dos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio de Janeiro: Alberto Tavares Vieira da Silva (presidente), Alexandre Maia Lago e Eulália das Neves Ferreira (Maranhão), Raimundo Nonato de Carvalho (Piauí), Maria do Carmo Aragão da Silva (Ceará) e Maria Odete Henriques de Sá (Rio de Janeiro).

Ontem, em Teresina (PI), Edmilson Sanches foi agraciado com a Comenda Gonçalves Dias e participou de ato solene de posse na Academia Mundial de Letras para a Humanidade (AMLH), sediada em São Paulo. Sanches foi convidado pelo advogado Camilo Martins, presidente mundial da AMLH, que reconheceu que “é um privilégio ter uma pessoa com sua capacidade intelectual extraordinária, visão e experiência ímpar da nossa sociedade brasileira” e destacou a “força da sua brilhantíssima expressão” e o “apoio incondicional à bela arte cultural, educacional e literária”.

Também sediadas em São Paulo, a Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil, presidida pelo advogado Nelson Malzoni, e a Associação dos Combatentes de 1932 de Santos, presidida pelo administrador Edson Santana do Carmo, fizeram convite ao jornalista e consultor maranhense, que passou a integrar o quadro das entidades, como membro efetivo e correspondente, respectivamente.

No Rio de Janeiro, Edmilson Sanches tem realizado pesquisas e descobertas sobre vultos históricos e culturais maranhenses, deles ainda não conhecidos ou de pouco conhecimento no próprio estado do Maranhão.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »