MENU

27/04/2023 às 15h01min - Atualizada em 02/05/2023 às 00h00min

Multifuncional, prebióticos melhoram absorção de nutrientes e fortalecem sistema imune de frangos de corte

Zootecnista da Auster Nutrição Animal explica como uso de aditivos nutricionais pode diminuir uso de antimicrobianos na avicultura

Jéssica Estrela
SALA DA NOTÍCIA
Foto divulgação

A nutrição tem papel importante para garantir uma produção mais eficiente, segura e saudável. “A alimentação de qualidade ajuda a proteger as aves contra doenças. Aditivos nutricionais, como os prebióticos, são ferramentas importantes para a melhoria da qualidade intestinal, pois dificultam a colonização por bactérias patogênicas. Por isso, o seu uso ganha força na avicultura, já que esses insumos beneficiam diretamente o sistema imune”, destaca Tamires Felix, zootecnista da Auster Nutrição Animal.

“De forma geral, os prebióticos são capazes de melhorar a saúde intestinal das aves devido ao estímulo do crescimento de populações de bactérias benéficas, como dos gêneros Lactobacillus, Bifidobacterium e Saccharomyces. Elas competem por nutrientes com as bactérias patogênicas”.

Tamires explica que entre as vantagens da aplicação de prebióticos na alimentação das aves está o estímulo à produção de citocinas, proteínas que iniciam a reação em cadeia do sistema imune, melhorando a eficiência e o tempo de resposta do sistema imunológico. “Outra forma de atuação é no bloqueio dos sítios de ligação das células intestinais (por onde as bactérias patógenas entram) impedindo desta forma a chegada das bactérias patogênicas na corrente sanguínea. Não só isso. O ambiente ácido proporcionado pela presença dos prebióticos é amplamente utilizado para a prevenção de doenças entéricas causadas por Escherichia coli e Salmonella spp”.

Outro benefício é em termos de sustentabilidade. “Os prebióticos permitem a redução do uso de antimicrobianos na produção de frangos – demanda cada vez maior dos consumidores finais.  A estratégia nutricional, no entanto, precisa ser colocada em prática levando em consideração a realidade da granja e a pressão sanitária. Assim, a mudança acontece de forma estruturada”, informa Tamires.

A Auster Nutrição Animal coloca à disposição do mercado a linha Aela, composto por estimbióticos, aditivos capazes de estimular a atividade prebiótica da matéria-prima usada na ração, possibilitando dietas sustentáveis com menor custo e melhores resultados zootécnicos. “Além disso, os produtores podem solicitar aos nossos consultores técnicos um produto específico com a inclusão de prebióticos que atendam a sua necessidade”.

“É fundamental para os avicultores tenham acesso a estratégias nutricionais que atendam às demandas do mercado consumidor e que mantenham o desempenho e saúde das aves, sem perder a competitividade. Com o aumento dos custos, a dieta corresponde a 75% a 80% dos gastos de uma granja. Aproveitar ao máximo a absorção dos nutrientes significa eficiência e retorno econômico”, completa Tamires Felix, da Auster Nutrição Animal.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »