MENU

01/05/2023 às 13h13min - Atualizada em 01/05/2023 às 13h13min

“Vende-se Um Véu de Noiva” foi a primeira novela do SBT gravada em alta resolução

“Vende-se Um Véu de Noiva”, já foi exportada para inúmeros países, com destaque para Argentina e México.

Da Redação
GB Edições
Maria Célia Baronese (Thaís Pacholek) e Rubens Baronese (Nando Rodrigues), na primeira fase “Vende-se Um Véu de Noiva” / Foto: Lourival Ribeiro
  
Substituindo “Revolução”, “Vende-se Um Véu de Noiva” foi exibida de 16 de junho de 2009 a 09 de janeiro de 2010, no SBT. Com adaptação de Íris Abravanel, baseada na obra homônima de Janete Clair, a direção geral da trama foi de Del Rangel, tendo 30 personagens fixos e 188 capítulos todos gravados em alta definição.

Escrita na década de 60, originalmente para a Rádio Nacional, Janete Clair teve a inspiração ao ler anúncio publicado em um jornal carioca: “Vende-se Um Véu de Noiva”. Uma das obras que consagrou a autora como uma das novelistas mais importantes do cenário brasileiro, a trama foi escrita a partir de uma curiosidade. Para a narrativa televisiva, a novela sofreu modificações. O original não dispunha de números de personagens necessários para a construção de uma tele ficção; personagens novos e soluções dramatúrgicas mantiveram os grandes pilares da trama da autora. Algumas situações da época em que Janete Clair escreveu a trama, foram adaptadas para a atualidade. A novela teve uma linguagem contemporânea. Como se passava no litoral paulista, precisamente no Guarujá, foram criados alguns personagens, mas sempre obedecendo à linha criativa da autora.

Vilões e mocinhos davam vida à história intrincada de drama, suspense, romance e humor. A vilania interpõe-se desde o primeiro capítulo. Empresários visionários, uma elite insensível, classes desfavorecidas, amizades por interesse e batalhas por amor eram ingredientes de grande dramaticidade, tornando o enredo mais que envolvente. 

O folhetim teve início com o romance de Rubens Baronese (1ª fase Nando Rodrigues e 2ª fase Zé Carlos Machado) e Maria Célia (Thaís Pacholek), que estava grávida. Às vésperas do nascimento do primeiro filho do casal, Eunice (1ª fase Samantha Dalsoglio e 2ª fase Elaine Cristina), prima de Maria Célia, entra inesperadamente na vida do jovem casal. Apesar da alegria de Maria Célia ao reencontrar sua prima, a presença de Eunice colocou em xeque a harmonia da família. A história de amor se confirmou em um grande pesadelo. Após dar à luz, Maria Célia morre e o corpo do recém-nascido desaparece. Viúvo e desconsolado diante de tamanha tragédia, Rubens e Eunice se casam. Gustavo Baronese (Daniel Alvim) é fruto da união dos dois.

Passados 28 anos, um golpe do destino aproxima Gustavo Baronese e Eliana Vilela (Dayenne Mesquita), filha do maior inimigo de Eunice. Apaixonado pela delicadeza e sensibilidade de Eliana, Gustavo não percebe que a moça era o grande amor de Daniel Vilela (Jiddu Pinheiro), filho de Maria Célia dado como morto, e irmão de Gustavo por parte de pai. Por conta do revés, uma batalha foi travada entre os irmãos, que disputaram o amor da mesma mulher e a posse da Ilha do Profeta.

No decorrer da novela, o casting de apresentadores SBT fez participações especiais, interpretando personagens que enriqueceram a trama. Moacyr Franco foi o primeiro artista a integrar o elenco. Daniela Franco, mulher do ator, fez sua estreia como atriz e interpretou a secretária Cida. Alexandre Bacci, ator e jornalista, também participou do enredo. Com personagem fixo, Bacci viveu Tobias, ambientalista que investigou um vazamento de óleo no mar.

Por ser uma novela totalmente gravada em Full HD, “Vende-se Um Véu de Noiva”, já foi exportada para inúmeros países, com destaque para Argentina e México.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »