MENU

12/04/2023 às 23h49min - Atualizada em 12/04/2023 às 23h49min

Ministro dos Transportes garante entrega da ponte de Xambioá neste ano e debate federalização de rodovias

Wanderlei Barbosa com o ministro dos Transportes, Renan Filho

Assessoria
Foto: Secom-TO / Mariana Di Pietro
 
O ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou ao governador do Tocantins, nesta terça-feira (11/4), que a ponte de Xambioá será entregue até o fim de 2023.

Renan Filho antecipou a Wanderlei Barbosa que a área técnica do Ministério já está trabalhando na elaboração do projeto de construção dos acessos à ponte, e que visitará o Tocantins em breve para vistoriar as obras. Construída sobre o rio Araguaia, a ponte vai ligar as cidades de Xambioá, no Tocantins, a São Geraldo do Araguaia, no Pará.

“A ponte de Xambioá é hoje a maior obra de pontes sobre rios do Brasil, e as obras já estão 85% concluídas. Nos próximos dias eu quero fazer uma visita [à ponte]. Nossa expectativa é acelerar o passo para entregar essa obra ainda neste ano”, declarou Renan Filho.

Na pauta da reunião, também estava o pedido do Governo do Tocantins para federalizar a TO-050, que liga Porto Nacional a Silvanópolis, como parte da BR-010; e a BR-235, no trecho que liga a região de Pedro Afonso ao município de Alto do Parnaíba, no Maranhão. Segundo o ministro, para que as rodovias sejam federalizadas é necessário que já estejam pavimentadas.

Este é o caso, por exemplo, do trecho de 105 quilômetros da BR-010 que foi pavimentado recentemente pelo Governo do Tocantins. O próximo passo será a pavimentação da BR-235, obra para a qual o governador Wanderlei Barbosa está solicitando o apoio do Governo Federal. A BR-235 é essencial para o escoamento agrícola e irá beneficiar diretamente a região de Pedro Afonso, onde se localiza o maior centro produtor de grãos do Tocantins.

Otimismo
O governador Wanderlei Barbosa afirmou que saiu otimista do encontro e disse que espera contar com o empenho do Ministério dos Transportes na viabilização dos pedidos. “Nós viemos com o pleito da publicação da federalização da BR-010 e saímos daqui convencidos, também, de que devemos fazer o possível pela continuidade das obras da BR-235. Essa é uma luta do Tocantins, e o ministro recebeu com uma ressonância muito forte. Ele se comprometeu, inclusive, a dar continuidade a essa conversa junto ao presidente da república”, afirmou o governador.

Renan Filho, por sua vez, destacou que a federalização da BR-235 é uma obra estratégica para o país e que apoiará o Governo do Tocantins. “É uma obra que vai integrar o estado do Tocantins ao Nordeste, vai aproximar a ferrovia Norte-Sul da ferrovia Transnordestina e garantir, assim, mais condições de trafegabilidade para a população do Estado. É uma obra fundamental que certamente o presidente Lula vai incluí-la no plano de investimentos do país”, finalizou o ministro.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »