MENU

05/04/2023 às 18h49min - Atualizada em 05/04/2023 às 18h49min

Ataque a creche deixa quatro crianças mortas

Redes Sociais
O acusado, Luíz Henrique de Lima - Foto: Redes Sociais
 
Um homem de 25 anos de idade invadiu, na manhã desta quarta-feira (5), a creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, Santa Catarina, matando quatro crianças e ferindo três. O autor do atentado foi preso após se entregar à polícia.

O criminoso foi identificado como Luiz Henrique Lima, de 25 anos. Ele é natural de Salto do Lontra, no Paraná. Ele trabalhava como motoboy e mora na cidade catarinense onde aconteceu o ataque. Morava com a mãe na Itoupava Central e não teria qualquer ligação com a creche, apontam as apurações.

O criminoso pulou o muro da escola e, com uma machadinha, matou as crianças. As vítimas foram três meninos e uma menina, identificados como Bernardo Cunha Machado (5 anos), Bernardo Pabest da Cunha (4 anos), Larissa Maia Toldo (7 anos) e Enzo Marchesin Barbosa (4 anos).

A professora Simone Aparecida Camargo disse que trancou bebês no banheiro ao saber da invasão da creche Cantinho Bom Pastor. 

Quatro crianças feridas, duas meninas de 5 anos e dois meninos de 5 e 3 anos, foram levadas para o Hospital Santo Antônio, e estão estáveis.

Após a ação, Luíz Henrique de Lima se entregou no Batalhão da PM. Ele tem passagens por porte de drogas, lesão e dano, segundo a Polícia Civil.

Agora, a Polícia Civil trabalha para entender a motivação do suspeito, como e se ele planejou o ataque e se realmente agiu sozinho.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, tudo indica que é um fato isolado. Não tem relação com outras práticas criminosas e não é um fato coordenado, seja por jogo, seja por rede social, seja através de conversas e negociações entre criminosos.

As aulas nas redes municipal e estadual foram suspensas. Além disso, o governador Jorginho Mello (PL) decretou luto oficial de três dias.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou que o governo federal vai disponibilizar uma verba de R$ 150 milhões a estados e municípios para o fortalecimento de rondas policiais escolares.

Dino destacou que o contingente de policiais federais monitorando redes sociais e outros ambientes virtuais em busca de ameaças foi aumentando de 10 para 50 agentes.

Condolências
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou condolências às famílias das vítimas do atentado na creche na cidade de Blumenau.

“Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor”, postou o presidente por meio de sua conta no Twitter.

Na sequência, Lula disse que “para qualquer ser humano que tenha o sentimento cristão, uma tragédia como essa é inaceitável, um comportamento, um ato absurdo de ódio e covardia como esse”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »