MENU

31/03/2023 às 10h14min - Atualizada em 01/04/2023 às 00h01min

Saiba como proteger o seu plantel da doença de Gumboro

Doença pode causar grandes prejuízos na granja

Rodolpho Cautella
SALA DA NOTÍCIA
A ocorrência de doenças imunossupressoras exerce efeito devastador no sistema de produção de proteína animal. Dentre elas, a doença infecciosa da bursa (DIB), mais conhecida como doença de Gumboro, é apontada como a enfermidade que tem demandado mais recursos técnicos e econômicos da indústria avícola para seu controle e prevenção.

“As aves afetadas com o vírus de Gumboro sofrem imunossupressão, respondem deficientemente às vacinações, assim como desenvolvem maior susceptibilidade a todo tipo de doença infecciosa”, esclarece o médico-veterinário e Gerente Técnico de Aves da Zoetis, Eduardo Muniz.

A doença de Gumboro é causada por um vírus altamente resistente presente no ambiente de criação, que ataca aves jovens de três a sete semanas de idade. É altamente contagiosa e possui grandes taxas de mortalidade registradas. Os sintomas são falta de apetite, diarreia acentuada, depressão, desidratação e desuniformidade no plantel.

“Isso repercute em prejuízos econômicos significativos para a indústria avícola, como perda em desempenho zootécnico, elevação da mortalidade e aumento de condenações no frigorífico. Portanto, onde a doença está presente, a vacinação é fundamental”, acrescenta Thais Vieira, Gerente de Marketing de Aves da Zoetis.

Poulvac Magniplex

Única vacina de complexo imune contra a doença de Gumboro que pode ser utilizada em poedeiras comerciais, Poulvac Magniplex é administrada uma única vez no incubatório, sem a necessidade de revacinação no campo.

“Com a aplicação de Magniplex logo nos momentos iniciais da vida da ave, o antígeno que cria imunidade encontra-se ligado a anticorpos específicos que o protegem contra a neutralização causada pelos anticorpos maternos. À medida que a imunidade passiva decresce, ocorre liberação gradual da cepa V877, que coloniza a bolsa de Fabrício, alvo da doença, e induz a resposta imune ativa”, explica Muniz.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »