MENU

02/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 02/12/2020 às 00h00min

Casal separado há 24 anos oficializa divórcio na Caravana da Conciliação

Amanda Campos
Agência TJMA de Notícias
O evento do TJMA foi aberto no bairro da Cidade Operária, em São Luís - Foto: Divulgação: Ribamar Pinheiro
São Luís - Um casal separado há 24 anos participou da abertura da Caravana da Conciliação Itinerante, na Cidade Operária, nesta segunda (30/11), e conseguiu, finalmente, se divorciar, amigavelmente. A iniciativa é promovida pelo Núcleo de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

A cozinheira Maria Tomázia dos Santos tomou conhecimento da Caravana da Conciliação e aproveitou a oportunidade, logo na abertura do evento, para resolver essa situação antiga com o ex-companheiro.

Maria Tomázia disse que nem imaginava solucionar essa questão de forma tão rápida, simples, gratuita e por videoconferência, durante uma pandemia. “Já queria me divorciar há muito tempo, mas não conseguia, inclusive por conta de questões financeiras. Quando soube deste evento da Justiça, aproveitei a oportunidade e agendei logo meu atendimento. Estou muito feliz por ter conseguido resolver essa questão de forma amigável. Afinal, o diálogo é sempre o melhor caminho pra tudo nesta vida”, expressou.

O ex-companheiro, que estava em São Bento (MA), participou da sessão de conciliação por videoconferência. A audiência foi conduzida pelo conciliador Luís Augusto Cunha, servidor do TJMA e devidamente capacitado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O coordenador do Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA, juiz Alexandre Abreu, ressalta que a Caravana, a principal novidade da Semana Nacional de Conciliação no Maranhão, neste ano, visa expandir os atendimentos à população maranhense.

“Com a Caravana da Conciliação Itinerante, a Justiça vai até à comunidade para resolver seus conflitos, de forma rápida, simples e sem burocracia. E nada melhor do que terminar o ano com aquele velho problema resolvido”, frisou o juiz.

CARAVANA
A iniciativa acontece até esta sexta-feira (4) durante a XV Semana Nacional de Conciliação. Além da Cidade Operária, a Caravana também irá atender os moradores de Santa Rita, no Centro de Convenções José Gonçalo, nesta terça (1º/12); bairro Anjo da Guarda, no Parque Botânico da Vale (2/12); São José de Ribamar (3/12), no Liceu Ribamarense, e Raposa (4/12), no Salão do Tribunal do Júri do Fórum da cidade. O horário de atendimento é das 8h às 18h, com exceção do dia no Parque da Vale, que será das 8h às 16h30 (com entrada no local até as 16h).

PARCERIA
A Caravana da Conciliação Itinerante é promovida pelo TJMA em parceria com a Defensoria Pública, Ministério Público e a Procuradoria Geral do Estado. Conta com o apoio da Companhia Vale do Rio Doce e da Cemar.

SEMANA
A Semana Nacional de Conciliação foi aberta, oficialmente, no Maranhão, nesta segunda-feira (30/11), por meio de solenidade virtual realizada pelo Youtube do Tribunal de Justiça do Maranhão (youtube/tjmaoficial). O evento, conduzido pelo presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo; corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten Pereira; e pelo presidente do Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA, desembargador José Luiz Almeida, contou com a presença de representantes de instituições parceiras.

Promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais, a iniciativa visa incentivar a solução de questões por meio do diálogo, do acordo, com vistas à pacificação social. A edição deste ano terá como tema “Conciliação: menos conflito, mais resultado”.

No Maranhão, as ações da SNC ocorrem em todo o Estado. Em São Luís, as sessões de conciliação e os atendimentos em geral também acontecem nos principais centros de solução de conflitos (Cejusc’s), no Tribunal de Justiça, no Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau) e em juizados.

PREVENÇÃO
A coordenadora do Nupemec do TJMA, Ana Larissa Serra, informa que durante o evento, o Judiciário está respeitando todas as medidas preventivas em relação à Covid-19, como distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel. Informa, ainda, que para participar da Semana, o cidadão deve estar, obrigatoriamente, usando máscaras.

MAIS INFORMAÇÕES
Para mais informações: Telejudiciário (98) 3194.5555; 0800-7071581; e-mail: conciliar @tjma.jus.br; (98) 3198. 4558 (WhatsApp Business).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »