MENU

24/03/2023 às 15h47min - Atualizada em 24/03/2023 às 15h47min

Seletiva de ginástica reúne dezenas de meninas em São Luís

Pela primeira vez, capital maranhense recebeu uma seletiva de ginástica rítmica. Iniciativa foi promovida pelo Centro de Ginástica Patrícia Mello e contou com a participação de 46 atletas.

Aidê Rocha / Paulo de Tarso Jr.
AP Assessoria de Imprensa
Seletiva de ginástica rítmica foi um sucesso em São Luís. - Foto: Divulgação/AP Assessoria de Imprensa

   
A ginástica rítmica é um esporte simplesmente encantador. Conhecida por sua beleza e plasticidade, é uma modalidade que consegue combinar técnica e expressão corporal em coreografias. Talvez, um dos motivos que faz desse esporte atrair tanto a atenção de crianças e jovens. Aos poucos, a prática da ginástica rítmica tem crescido em São Luís. E a evolução deste esporte está bastante atrelado ao surgimento do Centro de Ginástica Patrícia Mello há sete anos. Inclusive, foi o CG quem inovou e promoveu, pela primeira vez, uma seletiva de ginástica rítmica na capital maranhense. 

A seletiva, realizada no último sábado (18), na sede da Apcef, é resultado do sonho das professoras Patrícia Mello e Naiane Alves em fomentar a prática da ginástica rítmica em São Luís. Ao todo, 46 meninas com idade entre 6 e 16 anos tiveram a oportunidade de participar desta iniciativa inédita do desporto maranhense. 

“Em 2023, o Centro de Ginástica Patrícia Mello vai completar 7 anos de existência e, a cada ano, trabalhamos cada vez para desenvolver a nossa modalidade tanto em São Luís quanto em todo o Maranhão. A seletiva que realizamos é um marco histórico para o esporte maranhense porque é dessa forma que acreditamos no crescimento da modalidade e no surgimento de novos talentos. Não tem nada mais gratificante do que abrir as portas da ginástica rítmica para as pessoas”, afirmou a professora Patrícia.

A seletiva, inclusive, também incentivou a participação de atletas de fora da capital maranhense. Foi o caso, por exemplo, das meninas do município de Bacabeira, localidade que possui um polo de treinamento voltado exclusivamente para a ginástica rítmica. “Tenho certeza de que foi uma experiência incrível para as meninas de Bacabeira. Participar da seletiva para elas é o início de um belo sonho”, destacou a idealizadora da seletiva. 
 

Oportunidade

Durante a seletiva, as participantes foram avaliadas por profissionais de diversas áreas, uma vez que a ginástica rítmica é uma espécie de mistura de arte que envolve elementos do balé e da dança teatral. O corpo técnico foi composto pelos professores Idelfonso Loyola, Aline Ribeiro, Patrícia Mello, Crislane Furtado, Vanessa Mendes, Ester Santos e Maryland Barros, pelas árbitras Naiane Alves e Ticiane Araújo e pelo atleta Júnior da Conceição, um dos principais ginastas do Estado. A diretora da Apcef, Gisele Menezes, também marcou presença no evento. 

As meninas selecionadas vão compor o Time Patrícia Mello de Ginástica e participar das sessões de treinos semanais. Além disso, as jovens atletas terão a oportunidade de representar o clube em competições locais, regionais e estaduais ao longo do ano de 2023.

“Sabemos que a ginástica rítmica precisa de mais para seguir evoluindo, mas estamos fazendo a nossa parte. É apenas o início de um sonho. É importante incentivar cada vez mais os nossos atletas e dar oportunidades. O CG Patrícia Mello só tem a agradecer a todos que apoiaram a realização da nossa seletiva por acreditar no nosso trabalho e no potencial da nossa modalidade”, concluiu Patrícia Mello. 

A I Seletiva do Centro de Ginástica Patrícia Mello contou com os apoios da Associação do Pessoal da Caixa Econômica (Apcef-MA), do Conselho Regional da Educação Física da 21ª Região (Cref21), da Microway Informática e do Ceogim.
 

CG Patrícia Mello

O Centro de Ginástica Patrícia Mello foi criado em 2016 com o objetivo de fomentar a ginástica rítmica na cidade de São Luís. Com apenas sete anos de existência, o CG já é reconhecido como um dos principais clubes da modalidade no Estado.

Atualmente, o CG Patrícia Mello possui quatro polos de treinamento, sendo três em São Luís e um na cidade de Bacabeira. Ao todo, cerca de 160 crianças são atendidas por esse projeto.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »