MENU

22/03/2023 às 21h27min - Atualizada em 22/03/2023 às 21h27min

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, Wagner Rodrigues realiza nova soltura de alevinos no Lago Azul

Com a soltura de mais 10 mil alevinos nesta quarta-feira, 22, a Prefeitura chega ao número de 91.500 novos peixes nativos reintroduzidos no Lago

Assessoria
Foto: AscomAraguaína
 
No Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira, 22, o Prefeito Wagner Rodrigues realizou a soltura de novos alevinos no Lago Azul, como parte do Projeto Lago Vivo. O evento que ocorreu na Prainha da Via Lago teve a participação de alunos da rede municipal de ensino, APAE (Associações de Pais e Amigos do Excepcionais), autoridades locais e a comunidade em geral.

Foram introduzidos nesta edição, que contou com a parceria do Grupo JDemito, mais de 10 mil alevinos, chegando ao número de 91.500 peixes soltos no lago, até agora, por meio do do projeto.

“Nossa missão é fomentar a preservação ambiental do nosso lago, realizando ações como essa que garantam a sobrevivência da fauna e flora nesse habitat natural tão fundamental para a cidade. Estamos chegando perto da quantidade final de peixes que vamos soltar aqui, que são 200 mil alevinos, e a cada soltura lembramos a importância da participação ativa da população no trabalho preventivo”, destacou o Prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues.

Espécies
Desde o início do projeto, entre os alevinos criados em tanques que foram soltos estão os das espécies tambatinga (caranha), piau e surubim. Eles são integrados na natureza com desenvolvimento avançado para ajudar na sobrevivência e consequentemente no crescimento populacional do lago e são monitorados pelas equipes de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Plantio de mudas
Outra ação de recuperação da vida no local foi ode plantas nativas da região. Nesta quarta-feira, 22, foram plantadas mais de 30 mudas de espécies como buriti, açaí, cajá e outros, distribuídas na nascente do Rio Lontra, próximo a Prainha da Via Lago.

“O plantio dessas espécies vai ajudar a evitar erosão e trabalhar a revitalização da área verde. Vamos continuar batendo na tecla da participação de todos quando o assunto é a preservação, evitando atitudes que prejudicam a natureza, tendo a consciência de atitudes que podem salvar nosso ambiente”, destacou o secretário do Meio Ambiente de Araguaína, Joaquim Quinta Neto.

A estudante Rayssa Pereira, 10 anos, moradora do Lago Azul, participou do plantio e deu uma lição de conscientização. “Plantei minha primeira árvore e fiquei muito feliz porque foi aqui no Lago Azul, bem perto da minha casa. Eu venho aqui direto com minha família e quero acompanhar o crescimento dela. Então, eu quero que todo mundo me ajude a cuidar desse lugar, não jogando lixo por aqui”, disse a menina.

Chegou a Turminha do Lago
Durante a ação do Projeto Lago Vivo, a Prefeitura realizou a apresentação do gibi educativo “Turminha do Lontra”. O material conta a história dos amigos Drica Jacubinha, Zé Chupé, Lontrinha, Capimara, Chico Neblina, Tuca Canindé e Vovô Jacaré, que estão enfrentando um problema grave de poluição no Lago Azul de Araguaína. Para conseguir combater o despejo irregular de lixo e esgoto no local e nos córregos da cidade, eles pedem a ajuda da Belinha, uma aluna araguainense bastante ativa na luta pela preservação da natureza e juntos mergulham em uma aventura cheia de diversão e educação ambiental.

Os gibis serão distribuídos nas escolas das Rede Municipal de Ensino para os alunos do ensino fundamental e servirão de material lúdico para o trabalho nas escolas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »