MENU

21/03/2023 às 21h04min - Atualizada em 21/03/2023 às 21h04min

Em 72 horas, volume de chuva atinge 1.100 mm no Tocantins; São Miguel está em estado de alerta

Defesa Civil monitora rios e Usina do Estreito opera no limite crítico: 10 mil metros por segundo

Assessoria
Usina do Lajeado opera em estado de alerta - Foto: Divulgação
 
A Defesa Civil está monitorando o nível dos rios e de seus afluentes em todo o estado, devido às chuvas intensas que estão caindo no Tocantins ao longo da semana, o que vem provocando alagamentos em várias cidades e rodovias.

A cidade de São Miguel, no Bico do Papagaio, está em situação de alerta. Segundo os bombeiros, a vazão da Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE Estreito) está em torno de 10.000 metros cúbicos por segundo (10 milhões de litros). As equipes das defesas civis estadual e municipal estão monitorando o nível do Rio Tocantins.

De acordo com o boletim divulgado pelo órgão nesta segunda-feira (20/3), o volume de chuvas nas últimas 72 horas (referente a sexta, sábado e domingo), ultrapassou os 1.100 mm no Tocantins, sendo que apenas no domingo (19) o volume pluviométrico passou dos 500 mm.

Vale destacar que 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Por exemplo, se o volume de chuva registrado for de 100 mm, seriam 100 litros de água em cada metro quadrado.

Para as próximas 72h, a previsão pluviométrica máxima no Estado poderá atingir índices em torno de 40 mm, com concentração dessas chuvas na região Nordeste. As demais regiões devem registrar índices menores, conforme previsão numérica do INMET.

Segundo os bombeiros, em Tocantínia houve atuação dos órgãos municipais com a remoção de cinco famílias, sendo que a Defesa Civil Estadual doou 19 colchões, por meio dos agentes da FUNAI.

As defesas civis municipais de Carmolândia, Araguanã e São Miguel do Tocantins estão monitorando a situação dos moradores que vivem às margens dos rios.

ALERTA
A Defesa Civil Estadual afirmou que está acompanhando os municípios afetados. Em relação aos demais, segue o monitoramento de rotina com as Defesas Civis Municipais para troca de informações, ações de prevenção, manutenção dos alertas e demais ações.

Ainda segundo os bombeiros, está sendo mantido contato permanente com os responsáveis pelas usinas hidrelétricas no Estado para atualização das informações. Até o momento não há nenhum registro de desalojado ou desabrigado.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »