MENU

17/03/2023 às 22h43min - Atualizada em 17/03/2023 às 22h43min

Pontes são destruídas por enchentes e indígenas ficam isolados na região norte do Tocantins

Aldeias tinham pontes de madeira improvisadas.

AF Notícias
Indígenas se arriscam para atravessar / Foto: Divulgação
 
As fortes chuvas dos últimos dias destruíram pontes de madeira nas estradas que dão acesso às aldeias Lagoinha e São Vidal, localizadas nos municípios de Itacajá e Goiatins, respectivamente.

Embora a aldeia São Vidal tenha outra rota de acesso sem passar pelo córrego, o desvio aumenta a distância em cerca de 24 km. Já a comunidade Lagoinha não possui nenhum outro acesso e, em razão, disso, adultos e crianças se arriscam na travessia dos córregos para chegar até a cidade, onde há postos de saúde, escolas e locais de trabalho.

Segundo lideranças indígenas, a construção das pontes é uma reivindicação antiga enviada às prefeituras dos municípios, mas nunca foram atendidas.

O Instituto Indígena do Tocantins (INDTINS) disse que oficiou o Poder Executivo dos municípios de Itacajá e Goiatins, além da Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado (SEINF) solicitando a construção emergencial das pontes.

Segundo o INDTINS, as pontes que foram levadas pela cheia dos córregos tinham sido construídas pelas próprias comunidades.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »