MENU

16/03/2023 às 20h59min - Atualizada em 16/03/2023 às 20h59min

Prefeitura contratará todas as obras do Projeto Águas de Araguaína ainda em 2023

Previsão é executar todos os projetos nos próximos dois anos. Os que já foram entregues e os que estão em andamento receberam, no último dia 8, uma vistoria da auditoria externa independente

Ricardo Sottero
Ascom/PMA
Os auditores vistoriaram obras já entregues, como a primeira etapa da Via Norte, e projetos em execução, como a drenagem e pavimentação no Setor Alaska. - Fotos: Marcos Filho Sandes/Secom
 
Nos próximos dois anos, a Prefeitura de Araguaína vai executar todas as obras do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, financiado pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).

O investimento contempla sistemas de drenagem, nova pavimentação e calçadas com acessibilidade em diversos bairros, parques urbanos, construção de bacias de detenção da água da chuva e novas vias de circulação nos trechos canalizados dos córregos. No total, as obras somam um investimento de R$ 350 milhões.

No último dia 8, auditores externos e independentes da empresa Sá & Leitão estiveram em Araguaína verificando as contas, vistoriando a documentação e todos os procedimentos em atendimento às cláusulas do contrato de financiamento CAF. Houve também a vistoria das obras já entregues, em andamento e das próximas implantações de infraestrutura urbana e ambiental.

“Quando necessário, fazemos apontamentos de controle ou alguma ressalva relacionada às demonstrações financeiras do programa. Mas as obras têm um padrão de qualidade muito bom e até o momento não vimos nada de relevante para ser apontado pela auditoria”, informou o auditor Bruno Leonardo Barbosa.

 

De olho nas chuvas

Uma das frentes do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína é o manejo dos córregos urbanos e drenagem da água da chuva para evitar alagamentos.

Dentre as obras já contratadas e que aguardam a ordem de serviço para serem iniciadas está a construção de três bacias de detenção na cabeceira do córrego Neblina, na região da Vila Norte.

Esse tipo de reservatório controla o escoamento da água das chuvas com um armazenamento temporário, liberando lentamente a água acumulada e garantindo que o sistema de macrodrenagem funcione com eficiência.

As mudanças climáticas consolidadas nos últimos anos, em especial o aumento no volume de chuva, exigem que os projetos de drenagem sejam cada vez mais presentes e eficientes dentro da infraestrutura urbana.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) do Governo Federal, somente em fevereiro deste ano, em Araguaína, o índice acumulado de chuva foi de 316,22 mm. Em 2022, o mesmo mês registrou 217,10 mm.

 

Uma nova grande via

O projeto de maior destaque desta nova fase do Águas de Araguaína será a Avenida Nascentes do Neblina, que está em adiantado processo de licitação. A nova via será mais um acesso rápido entre o centro e os bairros, completando a malha viária da cidade e dividindo o fluxo da Via Norte e Avenida Castelo Branco, interligando com as avenidas Neief Murad e Campos Elísios.

Haverá a canalização de todo o Córrego Neblina e a criação do Parque Nascentes do Neblina para preservação da região. A Avenida Nascentes do Neblina seguirá margeando sobre a canalização do Córrego Neblina pelos setores Itapuã, Brasil, Luiz Vinhal, Castelo Branco, futuro Parque 47, Couto Magalhães até a Vila Norte, próximo ao Instituto de Prevenção (Hospital do Amor).

Ainda dentro do projeto, os córregos afluentes Tanque, Planalto, São Miguel e Água Fria também serão canalizados, além da construção dos parques São Miguel e Raizal para lazer e esportes.

 

Mais obras iniciadas e previstas

Atualmente, estão em andamento as obras de drenagem e pavimentação dos setores Alaska e Jardim América, também das ruas 9, 10 e 15 no setor Morada do Sol, além da extensão da Avenida Campos Elísios até a BR-153, incluindo recapeamento e sinalização de toda a via.

Outra importante obra já contratada é a de desassoreamento e recuperação do córrego São Benedito, onde ocorre o lançamento das águas pluviais do Setor Ana Maria. O projeto ainda contempla a drenagem e pavimentação do Setor Itatiaia, em processo de licitação.

 

Obras entregues e vistoriadas pelos auditores

O Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína já entregou a primeira etapa da Via Norte, a drenagem da Avenida Primeiro de Janeiro, e a implantação de drenagem, pavimentação, calçadas com acessibilidade e sinalização viária nos setores Morada do Sol 3, Ana Maria, Itaipú, Tocantins e Jardim Vitória.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »