MENU

08/03/2023 às 08h50min - Atualizada em 08/03/2023 às 08h50min

Matrículas dos aprovados vão até hoje, 8 de março

Inscrições para a lista de espera e para as matrículas terminam hoje, 8 de março, e a convocação da lista de espera está prevista para começar no dia 13 deste mês.

Sophia Stein
Brasil 61
O mesmo prazo vale para inscrições na lista de espera - Foto: Juca Varella/Agência Brasil

  
Os estudantes aprovados na chamada regular da primeira edição de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até esta quarta-feira (8) para concluírem as matrículas.  O processo teve início na última quinta-feira (2).

Ao todo, 1.073.024 estudantes se inscreveram nesta edição do Sisu e a expectativa é de que mais de 210 mil sejam aprovados nesta etapa. O resultado do Sisu foi divulgado no dia 28 de fevereiro e pode ser consultado no Portal Acesso Único.

Talita Santos, psicopedagoga, informa que o processo de matrícula do Sisu é feito pela instituição em que o estudante foi aprovado. “Então precisa ficar bastante atento porque o estudante vai precisar entrar em contato com a instituição para garantir a vaga. Geralmente, esse processo de matrícula é liberado com 5 dias úteis”, explica.

A especialista orienta que cada estudante verifique com a própria instituição em que realizará a matrícula a documentação necessária, pois pode variar. 

“Geralmente os documentos necessários vão desde o RG, do CPF, até os comprovantes de votação, comprovante de residência e não se pode esquecer do certificado de conclusão do ensino médio. Mas, precisa entrar em contato com a instituição porque cada uma vai pedir documentos, como por exemplo, uma foto três por quatro. Então, precisa entrar em contato mesmo com a instituição para ficar seguro de como fazer essa matrícula”, completa Talita. 

Lista de espera

De acordo com o Ministério da Educação, os inscritos no Sisu que não foram selecionados em nenhuma das duas opções de curso, independente de terem sido matriculados, podem participar da lista de espera. 

Acompanhe o calendário:

  • Resultado: 28 de fevereiro;
  • Inscrição na lista de espera: 28 de fevereiro a 8 de março;
  • Matrículas: 2 a 8 de março;
  • Convocação da lista de espera: a partir de 13 de março. 

A psicopedagoga destaca, ainda, a importância de o estudante não deixar tudo para a última hora, pois pode acabar não conseguindo realizar a matrícula. “Ele precisa se adiantar no processo, porque, às vezes, é um documento que ele precisa solicitar na escola, por exemplo, precisa de um prazo pra poder dar esse comprovante de conclusão. Então, é bom não deixar tudo para a última hora”, orienta.

A pasta ressalta que, nesta edição, foram disponibilizadas 226.349 vagas para cursos de graduação, em 128 instituições públicas participantes, sendo 63 universidades federais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »