MENU

04/03/2023 às 19h38min - Atualizada em 04/03/2023 às 19h38min

Dia Mundial da Obesidade: como prevenir e combater essa doença?

O Serviço Social da Indústria no Maranhão oferece serviços para melhoria da saúde do trabalhador e da comunidade

Emanuelle Cordeiro
Imprensa/FIEMA
Dia Mundial da Obesidade como prevenir e combater essa doença - Foto: Divulgação
São Luís - O Dia Mundial da Obesidade, 04 de março, foi criado pela Federação Mundial da Obesidade. O propósito desta data é conscientizar a população sobre esta grave doença, que segundo o Ministério de Saúde atingia cerca de 55,7% dos brasileiros em 2019. A data ajuda a promover a mobilização de políticas públicas para elaboração de projetos de combate à obesidade.

A ida frequente ao nutricionista e a prática regular de exercícios físicos são formas de prevenir a obesidade. O SESI Araçagi oferece serviços como avaliação física, nutricional e psicológica, além de atividades físicas como musculação, ritmos como jump e funcional, além de natação e hidroginástica. Podem ter acesso aos serviços os trabalhadores da indústria e seus dependentes, assim como a comunidade em geral.

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de alimentos maior que o gasto energético necessário. Pessoas obesas têm mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes, problemas nas articulações, dificuldades respiratórias, depressão, entre outras doenças.

“O SESI possui uma equipe multidisciplinar para obter resultados significativos aos pacientes com essa doença multifatorial. O paciente precisa de apoio e entender por que chegou na condição em que se encontra. O SESI Araçagi dispõe de serviços necessários ao cuidado da saúde, com profissionais capacitados para o acompanhamento e transformação da nova forma de vida que o paciente vai ter”, disse Vanessa Carvalho, nutricionista do SESI.

O SESI Araçagi também desenvolve alguns programas visando perda e/ou manutenção do peso certo, são eles: Programa Medida Certa, com incentivo à prática de atividades físicas e educação nutricional; Programa Pratique Saúde, que visa saúde e qualidade de vida com mudança de hábitos no estilo de vida, e Programa Movimente-se, com acompanhamento físico e nutricional direcionado para melhora na qualidade de vida.

É importante lembrar que o diagnóstico deve ser realizado por médicos e nutricionistas e que o tratamento deve ser feito mediante acompanhamento de profissionais capacitados para obtenção de melhores resultados. Para acompanhamento no SESI Araçagi, pode-se entrar em contato via telefone (98)3248-1969 ou fazer atendimento presencial no endereço Av. dos Marinheiros, s/n, Araçagi. 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
OPROGRESSONET Publicidade 1200x90