MENU

22/02/2023 às 10h54min - Atualizada em 23/02/2023 às 00h01min

Pela 1ª vez na Tecnotêxtil Brasil, BioE apresenta Clorito de Sódio e outras soluções químicas para a indústria têxtil

Única fabricante do Clorito de Sódio na América Latina, empresa reforça sua aposta no setor têxtil ao marcar presença no evento em Americana (SP)

SALA DA NOTÍCIA Lícia Maria Assunção Martins
São Paulo, fevereiro de 2023 - A BioE - unidade de negócio do Grupo Sabará que atua nos setores sucroalcooleiro, de bebidas, couro, papel e celulose - participa pela primeira vez da Tecnotêxtil Brasil, considerada a mais importante feira do mercado têxtil nacional, que ocorre na cidade de Americana (SP), entre os dias 7 e 10 de março. A presença no evento reforça a entrada da empresa nesse segmento, com foco no fornecimento do Clorito de Sódio e de produtos à base de Dióxido de Cloro.

“A região de Americana é hoje responsável pela produção de 60% dos tecidos de fibras artificiais e sintéticas de toda a América Latina”, afirma o diretor comercial da BioE, José Eduardo Donato. “Então, para nós, é muito importante participar de um evento que reúne nesse polo industrial os principais profissionais e empresas do mercado têxtil, um dos nossos focos estratégicos para 2023”, acrescenta.

Única fabricante de Clorito de Sódio da América Latina, com capacidade de mais de 20.000 toneladas anuais de produção, a BioE expõe aos visitantes o seu portfólio, com destaque para as soluções voltadas ao setor têxtil. “O nosso Clorito de Sódio, por exemplo, é fundamental para esse mercado, pois é altamente eficaz no alvejamento, no tingimento e no acabamento final das fibras durante o preparo do tecido. Ele é desenvolvido para aplicações que exijam precisão de dosagem e confiabilidade, além de ser de fácil manuseio e aplicação”, pontua Donato.

Sustentabilidade
A planta fabril da BioE está localizada em Santa Bárbara d’Oeste (SP) e oferece processos 100% automatizados, com maquinários de alta tecnologia que garantem a máxima segurança e rendimento na fabricação do Clorito de Sódio e dos demais produtos.

As práticas de sustentabilidade implantadas na fábrica são reconhecidas por entidades como a Câmara Americana de Comércio (Amcham), que na edição 2020/21 do Prêmio Eco escolheu o projeto inovador estabelecido no local para a produção de Clorito de Sódio em escala industrial, com foco em produção mais limpa, eficiência energética, energia limpa e renovável, uso racional de recursos hídricos, e mínima da emissão de GEE (gases de efeito estufa).

A fábrica também conta com processo de reaproveitamento do subproduto gerado na produção do Clorito de Sódio, não gerando assim, resíduos.


“No  Grupo Sabará, o ESG está presente além dos processos, já que existe  uma preocupação em fornecer  produtos mais sustentáveis, com uma menor pegada de carbono, e que sejam seguros para o meio ambiente e às pessoas, graças a medidas como evitar resíduos nos processos dos  clientes, tratar a água de forma segura e sem contaminantes, além de auxiliar em ações eficazes que impactem positivamente no consumo de recursos naturais”, informa a coordenadora de ESG do Grupo Sabará, Giovanna Cappellano.

Confira as soluções expostas durante a Tecnotêxtil Brasil:

Clorito de Sódio
É obtido na moderna e tecnológica planta de Santa Bárbara d’Oeste – SP, através de processo exclusivo e patenteado de alta eficiência.
Na indústria têxtil o Clorito de Sódio pode ser utilizado no alvejamento das fibras, para que o tecido possa receber o tingimento e acabamento final.
O produto é 100% solúvel e não gera resíduo na aplicação, além de ser de fácil manipulação e dosagem, com garantia de qualidade e padrão.

Linha de produtos à base de Dióxido de Cloro

BioE-MAX
O BioE-MAX é o “ativador” para geração de Dióxido de Cloro, também usado para aplicações em que se necessita de acidificação do meio ou controle de pH. O produto é uma mistura acidificante, que apresenta como seu principal componente o ácido sulfúrico e dois sais inorgânicos a base de sulfatos e cloratos. Na indústria têxtil também pode ser aplicado para produção de fibras sintéticas.

Sany-Plus Stabilized – Dióxido de Cloro Líquido Estabilizado
Produto especialmente desenvolvido à base de Dióxido de Cloro, sendo um poderoso oxidante, destinado a aplicações que exijam precisão de dosagem e confiabilidade, de fácil manuseio e aplicação.
O Sany-Plus Stabilized tem uma ampla gama de aplicações, seja na indústria do papel e têxtil, no segmento sucroalcooleiro, no tratamento e desinfecção de água, no combate a incrustações em equipamento industriais ou ainda no processamento de couro.

Sany-Plus Powder - (Dióxido de Cloro em Pó)
Desenvolvido para a formação de Dióxido de Cloro ativo gerado através da mistura de insumos em pó, o Sany-Plus Powder é indicado para vazões maiores e sistemas de média ou alta complexidade. Possui baixo custo de operação, sendo um produto 100% solúvel.

Gerador de Dióxido de Cloro OOW
O Gerador de Dióxido de Cloro Série OOW conta com tecnologia 100% nacional. O equipamento foi desenvolvido para instalações típicas, com capacidade de produção de 0,5 a 25 kg/h de Dióxido de Cloro.

Gerador de Dióxido de Cloro UW
O Gerador de Dióxido de Cloro Série UW foi projetado para instalações submersas, por isso apresenta maior nível de segurança, sem risco de vazamento. Possui tecnologia 100% nacional, com capacidade de produção de 0,5 a 25 kg/h de Dióxido de Cloro.

Sobre a BioE
A BioE é a unidade de negócio do Grupo Sabará que atua em segmentos industriais tais como sucroalcooleiro, nas indústrias de bebidas, mercado de energia, couro, têxtil, papel e celulose, entre outros. Seus negócios estão direcionados à criação de soluções que aumentem a eficiência de seus clientes de forma global. Para isso, conta com sistemas altamente seguros e técnicos capacitados para realizar a instalação, manutenção e auxiliar na aplicação dos produtos. Em seu portfólio, estão soluções que auxiliam em todas as etapas do processo produtivo, como a adequação da água utilizada em bebidas, fator considerado determinante para garantir a qualidade do produto final.

Sobre o Grupo Sabará
O Grupo Sabará, com mais de 65 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Há três gerações, o Grupo supera desafios e se destaca nos seus mercados de atuação. Seu compromisso com o bem-estar das pessoas ao redor do mundo vai além da oferta de produtos e serviços inovadores. Suas atividades levam em consideração as gerações futuras, com foco em soluções que garantam a sustentabilidade. Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui presença em países da América do Sul, América do Norte e Europa. É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de água no saneamento e indústria, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas. O desenvolvimento de seus produtos conta com o conhecimento e tecnologia 100% nacionais, fator que contribui para o Brasil se tornar referência em pesquisa de produtos em prol de um mundo sustentável.

Tecnotêxtil Brasil 2023
Data: 07 a 10 de março
Horário: 14h às 21h
Local: Polo Têxtil de Americana – FIDAM/SP
Av. Nossa Sra. de Fátima, 200 - Vila Israel, Americana – SP
Estande 78 - Rua 08
Informações: https://tecnotextilbrasil.com.br
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »