MENU

15/02/2023 às 12h12min - Atualizada em 17/02/2023 às 00h01min

Programa Global de Agricultura de Baixo Carbono BASF registra avanços e projeta ações para 2023

No Brasil, a monetização das emissões e sequestro de carbono no solo gerará incentivo econômico para adoção de práticas mais sustentáveis

SALA DA NOTÍCIA BASF
BASF
Divulgação
Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), a agricultura é responsável por cerca de 17% das emissões globais de gases de efeito estufa e, por isso, práticas agrícolas eficientes em carbono contribuem significativamente para combater mudanças climáticas. A Divisão de Soluções para Agricultura da BASF busca apoiar produtores em sua jornada rumo ao aumento da eficiência e, assim, cumprir o compromisso de apoiar a redução de 30% da pegada de carbono por tonelada de grão produzido em cultivos selecionados até 2030.

O Programa Global de Agricultura de Baixo Carbono da BASF nasceu como uma  ferramenta de incentivo financeiro aos agricultores para acelerar a materialização do nosso compromisso de sustentabilidade. 

Para tanto, a BASF apoiará por meio de xarvio®, marca global de Agricultura Digital da empresa, a geração de créditos de carbono, que criarão receita adicional para incentivar os agricultores a adotarem as intervenções sustentáveis propostas pelo Programa, tais como soluções químicas e biológicas inovadoras de proteção de cultivos, agricultura de precisão e gestão de nitrogênio.

Cerca de um ano após o seu anúncio, o Programa já registra avanços ao redor do mundo e projeta os próximos passos em 2023. Um exemplo é o anúncio de cooperação entre  BASF e Boortmalt, principal fornecedor mundial de cevada malteada. O projeto, em fase inicial, é o primeiro marco do Programa Global de Agricultura de Baixo Carbono da BASF e apoia a meta da Boortmalt de reduzir suas emissões indiretas na cadeia de valor de cevada na Irlanda.

“Nossa colaboração é uma prova de que mitigar os efeitos das mudanças climáticas e gerar valor para a agricultura podem andar de mãos dadas. É um importante avanço em nosso Programa”, afirma  Camila Leonelli, gerente regional de Desenvolvimento de Negócios para Carbono da BASF.

Na América Latina, os planos começam pelo Brasil. Contando com a colaboração de parceiros locais, o projeto promove mitigação das emissões de gases de efeito estufa e sequestro de carbono no solo, gerando certificados que podem ser negociados no mercado voluntário. 

Inicialmente com foco no sistema de cultivo soja-milho-algodão, o projeto permitirá que agricultores brasileiros se beneficiem da sinergia entre as tecnologias inovadoras da BASF, o poder da agricultura de precisão por meio da plataforma xarvio®, gestão de nitrogênio e intervenções de agricultura regenerativa.
 
“Além de apoiar os agricultores a reduzirem suas emissões de gases do efeito estufa e sequestrarem carbono no solo, buscamos simplificar ao máximo o seu acesso ao mercado de carbono. Facilitar o processo de medição, monitoramento e reporte é chave para destravar incentivos financeiros e acelerar a caminhada rumo à neutralidade de carbono na cadeia de valor de alimentos”, diz Camila. A gerente ainda acrescenta que colaboração e inovação são fundamentais para combater as mudanças climáticas. Irlanda e Brasil são exemplos de um modelo que será escalado para outras regiões. 

BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado. 
Sobre a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF
A agricultura é fundamental para fornecer alimentos saudáveis e acessíveis suficientes para uma população em rápido crescimento, ao mesmo tempo em que reduz os impactos ambientais. Ao trabalhar com parceiros e profissionais agrícolas enquanto integra critérios de sustentabilidade em todas as decisões de negócios, nós ajudamos os agricultores a criarem impactos positivos na agricultura sustentável. É por este motivo que investimos em uma sólida estrutura de R&D, combinando ideias inovadoras e ações práticas no campo. Nosso portfólio inclui sementes e traits especificamente selecionados, soluções químicas e biológicas de proteção de cultivos, soluções para o manejo do solo, saúde vegetal, controle de pragas e ferramentas digitais. Com equipes especializadas em laboratório, campo, escritório e produção, nos esforçamos para encontrar o equilíbrio certo para o sucesso – para agricultores, para a agricultura e para as futuras gerações. Em 2021, nossa divisão gerou vendas de €8.2 bilhões. Para mais informações, visite www.agriculture.basf.com ou qualquer um de nossos canais nas redes sociais.

Sobre a BASF
Na BASF criamos química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 111 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 6 segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Care e Soluções para Agricultura. A BASF registrou vendas de €78,6 bilhões em 2021. As ações da BASF são comercializadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.basf.com.
                      
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Roberta Silveira – (11) 9.4883-7723
Vitorya Paulo – (51) 9.9196-0701
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »