MENU

27/01/2023 às 10h03min - Atualizada em 29/01/2023 às 00h01min

Lubrificação em máquinas agrícolas é semelhante a de carros e caminhões?

Colheitadeiras, pulverizadores, tratores e colhedoras fazem parte do leque de máquinas do agronegócio brasileiro que precisam de lubrificação em suas peças

SALA DA NOTÍCIA Matheus Correa
Divulgação

O agro representa uma boa parte da cadeia econômica brasileira, desde o cultivo familiar até a exportação de commodities, como soja e suco de laranja. Segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária Nacional, o PIB do agronegócio, em 2023, poderá ter um crescimento de 2,5%, em comparação com o mesmo período de 2022. 

Boa parte dos alimentos vistos nas mesas dos brasileiros e ao redor do mundo passou por algum processo envolvendo uma máquina agrícola; seja plantação, colheita, torra, arar, algum método de plantio foi necessário a utilização de uma máquina. Assim como qualquer equipamento, as máquinas agrícolas também precisam de uma lubrificação correta e específica para desempenhar de forma segura e com máxima eficiência sua função.

“Toda máquina, seja ela da função que for, necessita de óleo lubrificante. Muitas vezes pensamos apenas no óleo lubrificante dos motores de automóveis, mas máquinas agrícolas também possuem sistemas com necessidade de lubrificação”, comenta Robson Lima, especialista em assistência técnica da  YPF Brasil.

Mesmo com a semelhança na lubrificação, o sistema presente em máquinas agrícolas, muitas vezes é diferente de um automóvel. Colheitadeiras de grãos, colhedores de cana, pulverizadores, entre outros, possuem uma curva de calibração voltada a priorizar a força e potência. Até mesmo o curso dos pistões e o virabrequim, presentes no sistema, podem ser maiores do que um carro.

Tradicionalmente, estruturas de máquinas agrícolas são construídas em chassi monobloco, unindo o motor às carcaças dos demais sistemas. Esses motores funcionam por muito tempo em rotação constante, necessitando de uma uma seleção de materiais que priorizam resistência à temperatura e maior troca de calor, nesse sentido, o óleo lubrificante é de extrema importância.

“Os lubrificantes devem atender a necessidade específica do motor ou do sistema a ser utilizado, garantindo a segurança e especificação do trabalho. Dentre a linha agrícola presente na YPF Brasil, é possível destacar produtos como graxas, óleos para transmissões de motor, entre outros, atendendo o segmento específico do equipamento ou máquina”, comenta.

Como um veículo de garagem, os veículos e máquinas agrícolas necessitam de substituição da troca de óleo, seguindo a normativa no manual do proprietário. “É de extrema importância que seja respeitado as trocas frequentes de filtros para maximizar tanto o tempo, quanto a qualidade de qualquer óleo lubrificante; agindo assim, os óleos lubrificantes ficam mais protegidos de eventuais contaminantes e alterações de suas características como viscosidade, proteção oxidativa, térmica entre outros”, complementa o especialista.

Além da lubrificação do motor, os equipamentos agrícolas necessitam de lubrificação em em fibras longas, cabos, tensores e outras peças de composição. Um bom exemplo são graxas com base de Lítio, utilizadas na lubrificação de engrenagens, correntes, muito indicada para utilização na área agrícola.


Sobre a YPF

A YPF transforma vidas através de energia, uma das maiores empresas produtoras de petróleo e gás da América Latina, sendo a maior empresa Argentina em termos de receita, com 100 anos de história e 20.000 colaboradores. Lidera com 54% de market share em lubrificantes no mercado local e soma mais de 1600 postos de combustíveis.

Atua no Brasil desde 1998, possui sede e fábrica em Diadema-SP, e tem em seu portfólio uma linha completa de lubrificantes para automóveis sob a marca ELAION, veículos pesados e agrícolas sob a marca EXTRAVIDA, além de graxas e fluidos funcionais. Através de seus distribuidores e revendedores, a YPF tem distribuição em todo país.Visite o site www.ypf.com.br e conheça as redes sociais para saber mais sobre a história e nossa linha de produtos.






 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »