MENU

10/01/2023 às 21h04min - Atualizada em 10/01/2023 às 21h04min

Maranhense 2023, tudo o que você precisa saber sobre o torneio

Conheça os destaques e veja como os oito clubes iniciam a briga pelo título da competição

Assessoria/FMF - MA
Técnico Flávio Conceição veio para buscar o tetra do Sampaio, no ano do centenário boliviano - Foto: Kayan Mendes/SCFC
 
O Campeonato Maranhense começa nesta quarta-feira (11), com dois jogos pelo Grupo A: IAPE x Sampaio Corrêa e Chapadinha x Pinheiro. A rodada inicial será complementada na quinta-feira (12), com Cordino x Moto Club e São José-MA x Maranhão.

A competição segue com o mesmo formato do ano passado, com dois turnos. Os oito times são divididos em dois grupos. No primeiro turno, os times jogam entre si no mesmo grupo. No segundo turno, os times enfrentam os adversários do grupo oposto.

Os jogos são apenas de ida, e os dois melhores de cada grupo, ao fim da primeira fase, avançam para a semifinal em ambos os turnos. Semifinal e final de turnos também em jogo único. Se o campeão do primeiro turno for diferente do campeão do segundo turno, a decisão do Estadual será em dois jogos de ida e volta.

Abaixo, um resumo dos times que jogam o Campeonato Maranhense este ano:

Cordino - técnico: Marcinho Guerreiro
Vice-campeão do ano passado, o Cordino não quer ter o susto do começo do Maranhense, onde chegou a brigar para não ser rebaixado. O clube manteve praticamente toda base do ano passado e tem como principal peça a manutenção do técnico Marcinho Guerreiro, que tirou a equipe do rebaixamento e levou até a decisão do Estadual em 2022. O grande desafio é dividir atenções com outras competições na temporada, principalmente a Copa do Brasil, que já começa em fevereiro.

Chapadinha - técnico: Dejair Ferreira
O Galo da Chapada é uma grande interrogação na competição e entra no Maranhense cheio de asteriscos. O clube chega à elite após vice-campeonato na Série B do ano passado, mas correu sérios riscos de desistência. Porém, conseguiu uma parceria com o Tuntum, que foi rebaixado ano passado, para formar o seu elenco e mandar seus jogos naquela cidade. Além disso, Dejair Ferreira, técnico do Tuntum campeão com a equipe na Copa FMF, comandará a equipe nesta parceria. O Chapadinha volta a disputar a Série A após 15 anos.

IAPE: Técnico Celinho Valentim
O Canário da Ilha vem para sua terceira participação seguida na elite do Maranhense, desde que retornou em 2021. No ano passado, a equipe chegou a disputar a final do segundo turno contra o o Cordino, mas acabou perdendo. A expectativa é da equipe no Estadual é de novamente tentar chegar ao mata-mata da competição.

Maranhão - técnico: Zé Augusto
Com 14 taças do Campeonato Maranhense, o MAC volta a divisão de elite do Estadual após duas temporadas fora. O clube vem de título da Série B do Estadual no ano passado e chega com um trabalho consolidado desde 2022 com o técnico Zé Augusto. O treinador traz para o Maranhense uma mescla do elenco que disputou a Segundinha e a garotada que foi vice-campeão da Copa FMF. O grande desafio da equipe no Estadual é pela regularidade.

Moto Club - técnico: Wallace Lemos
O Papão do Norte chega na competição para o “tudo ou nada”. Isso porque o time vem pressionado desde o ano passado, com resultados frustrantes que acabaram culminando em um calendário enxuto em 2023. O Rubro-Negro precisa fazer uma campanha quase que perfeita, com no mínimo um vice-campeonato, para voltar a ter um calendário com competições regionais e nacionais em 2024.

Pinheiro - técnico: Wesley Edson
Regular nas últimas três temporadas na elite do Estadual, a expectativa do Búfalo da Baixada aumentou após montar uma equipe mesclando de jogadores experientes como Márcio Diogo, Esquerdinha, e outros nomes que já vinham se destacando no estado como Edrean. À frente da equipe, Wesley Edson, que tem a missão de no mínimo manter a regularidade apresentado por João Carlos Ângelo nos últimos três anos.

Sampaio - Técnico Flávio Conceição
Atual tricampeão do Estadual, o Sampaio entra na competição não só para buscar o tetra, mas para aumentar a hegemonia de conquistas gerais do estado atualmente com 36 taças, contra 26 do Moto, segundo colocado. O time entra na temporada com novo técnico: saiu Léo Condé, que não quis permanecer, para chegada de Felipe Conceição. O treinador terá um elenco com boa parte do elenco do ano passado, que manteve principalmente a parte defensiva de 2022. O Maranhense também servirá para atletas que não tiveram tanta chance ano passado e que devem aparecer como titulares este ano.

São José-MA - técnico: Antônio Freitas
Apesar de nunca prometer muito em termos de elenco, o Peixe Pedra vem se tornando nos últimos anos uma “pedra no sapato” - principalmente entre os favoritos a levantar a taça - de quem o intitula como azarão da competição. Mas desta vez, a equipe ribamarense não corre contra o tempo para montar seu elenco - assim como fora em anos anteriores. Elenco conta até com estrangeiros, e um técnico que vem de trabalho na base do Brasil de Pelotas: Antônio Freitas. A expectativa do clube é de se manter na Série A.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »