MENU

19/12/2022 às 19h10min - Atualizada em 19/12/2022 às 19h10min

Base governista busca consenso para evitar racha em disputa para a presidência da AL

Da Redação - Illya Nathasje
Othelino Neto - Foto: Divulgação
 
O deputado Othelino Neto disputou mandato de deputado estadual pela primeira vez em 2010, quando teve 30 mil votos e tornou-se primeiro suplente. No início de 2013 assumiu definitivamente o mandato, sendo reeleito em 2014 (30.196 votos) quando também tornou-se 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa. A seguir, em 4 de janeiro de 2018, veio a assumir o cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, oficialmente, para terminar o mandato do ex-presidente Humberto Coutinho, que faleceu. Reeleito para o terceiro mandato (60.386 votos). Em 2019 foi reeleito por unanimidade, presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2019-2020. Como presidente, se encontra em terceiro mandato dentro do biênio 2021/2022.

Agora, segundo mais votado em 2022 com 84.815 votos e já diplomado para o quarto mandato, quando tudo parecia para caminhar para que o deputado Othelino Neto fosse reconduzido ao terceiro mandato como presidente da Assembleia Legislativa eis que surge à sua frente a deputada Iracema Vale, que pela primeira vez disputou uma vaga no parlamento estadual no pleito atual e dele saiu com 104.829 votos, a maior votação entre os 42 deputados eleitos. Feita a ressalva de que “em política até boi voa”, tudo indica, o nó está dado. Jornais exibem a foto do encontro da parlamentar com outros 30 deputados que lhe declaram apoio. De dentro do Palácio dos Leões, o governador Brandão assiste a movimentação de sua companheira de partido. 

Othelino que até agosto era um fiel aliado do senador e candidato derrotado Weverton Rocha, foi o último a apagar as luzes, tornou a esposa Ana Paula (vice-prefeita de Pinheiro) suplente de Flávio Dino. Senador eleito, este vai assumir o Ministério da Justiça no Governo Lula. Bom negociador, é em nome do consenso, pra evitar a disputa à presidência que Othelino vê (digamos assim) com bons olhos sua nomeação como secretário da Representação do Governo do Maranhão em Brasília e negocia a primeira vice-presidência da AL para um aliado. Deseja ainda a nomeação da irmã Flávia Alves, segunda suplente de deputado federal para uma secretaria de governo quando janeiro chegar. Vamos ver! (Em tempo: estava previsto para a tarde/noite de ontem um encontro entre o governador e o presidente da AL para definir essas tratativas. Até o fechamento da edição nada havia sido divulgado).  

Leia abaixo o que disse os dois principais envolvidos na disputa e ainda, o governador Brandão e o senador eleito Flávio Dino.

Iracema Vale
“Estou candidata. Colocamos nosso nome para apreciação dos nossos pares, mas a gente está trabalhando, tentando consensuar, unificar. Nosso grupo é grande, é forte e a gente está buscando sempre a unidade, estamos buscando o caminho do entendimento. Se depender de mim, encontremos o consenso. Ainda está tão longe. Ainda tem Natal, ainda tem ano novo, ainda tem a posse do Lula, então, a gente está aguardando o momento certo. Estamos conversando. Eleição se faz com muita conversa, com muito diálogo, ainda mais que a gente tem um grupo forte, um grupo grande. A gente quer que reine a harmonia na Assembleia Legislativa, entre os nossos colegas, e a gente está sempre buscando é esse caminho, o do entendimento. A gente goza da simpatia, do incentivo do governador [Carlos Brandão], mas ele não vota na Assembleia, quem vota são os deputados. Agora, é importante ter essa harmonia entre os Poderes. A gente vai buscar essa harmonia, se Deus quiser, com o Executivo, porém, a gente está conversando mesmo é com os nossos deputados”.

Othelino Neto 
“Ainda não houve consenso, mas nós estamos discutindo de forma tranquila, de forma republicana. O nosso objetivo é que haja o consenso, o que é o melhor para Casa. Mas, caso não haja, a disputa é algo natural e é da democracia. O consenso pode ser em torno do nome da deputada Iracema, que tem todas as credenciais; pode ser em torno do meu nome; pode ser em torno de uma solução alternativa. Nós vamos continuar discutindo de forma tranquila e tratando este assunto como um assunto do Legislativo”

Carlos Brandão 
“Em breve nós vamos anunciar uma saída e todos serão contemplados. Essa data ainda não está prevista porque, vocês sabem, são diálogos, a gente não pode demarcar áreas, mas acredito que em poucas horas a gente vai solucionar esse problema, que eu já não digo nem problema, eu digo esse debate. Nós estamos dialogando, conversando, como é o meu perfil. Há divergências, é natural, isso é do parlamento, isso é comum, mas estamos avançando bastante e, se Deus quiser, vamos encontrar um caminho para pacificar e unir. Até porque nós temos a grande maioria dos deputados e deputadas que estavam no nosso projeto, e continuam no nosso projeto, que não querem divisão. Da mesma forma que fizemos uma eleição da Famem pacificada, vamos fazer também na Assembleia. Nosso governo quer união. Acredito que em poucas horas esse debate [eleição da Mesa] será encerrado”.

Flávio Dino 
“O atual chefe do Poder Legislativo é o deputado Othelino Neto e cabe a ele, sem dúvida, a condução desse processo. O que eu posso dizer é que eu, como militante político do nosso estado, estou atento, acompanhando a busca de entendimento e, claro, que a minha referência principal é aquilo que o atual presidente diz, porque, é claro que eu, como senador, o governador Brandão, outros líderes políticos, podem opinar, mas a decisão é autônoma do Poder Legislativo. Então, eu acredito que com prudência, com calma, com espírito democrático, tudo se ajeita. O meu coração é grande e, por ser grande, tenho idêntico respeito tanto pelo deputado Othelino Neto, que hoje chefia o Poder Legislativo, quanto pela queridíssima deputada Iracema, por isso eu torço para que seja possível, mediante essa coordenação do presidente Othelino, com o governador Brandão, com os deputados, chegar a uma boa decisão, é o que me cabe”.   

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »