MENU

12/12/2022 às 14h09min - Atualizada em 12/12/2022 às 14h09min

“Aberta a temporada da comilança”

Ludmila Pereira de Araujo Souza *
Está oficialmente aberta a temporada de comilança: são inúmeras confraternizações de final de ano entre colegas de trabalho, família e amigos; são as férias; as viagens; é ceia de Natal; é Réveillon... Eita! E eu já estava me esquecendo da Copa do Mundo.
 
Tudo, absolutamente tudo, tem comida e bebida em fartura.
 
Há mais ou menos um mês, as pessoas ainda tentavam manter uma “vida fitness” e seguiam em busca da perda de peso e/ou do corpo perfeito pra chegar arrasando para as festas de final de ano.
 
Mas hoje, não podemos falar o mesmo, pois se esqueceram do desejo de poucos dias atrás, deram um “tchau e até logo, nutri”, pagaram a academia na esperança de ir – sem sucesso, diga-se de passagem –, jogaram pro alto todas as promessas de vida fit e estão comendo, literalmente, como se não houvesse amanhã.
 
Confesso que vendo esse comportamento, questiono-me qual a necessidade disso, visto que os alimentos não irão fugir e que seguiremos tendo várias oportunidades de consumir comidas gostosas no nosso dia a dia, independente das festividades.
 
As pessoas agem de maneira “8 ou 80”, com padrões alimentares ora muito restritivos – e insustentáveis de se seguir a longo prazo –, ora muito liberais, comendo desenfreadamente. Tudo isso tende a gerar quadros de compulsão alimentar.
 
O que eu quero dizer com tudo isso? Vamos lá, caro leitor... Digo constantemente que a comida vai muito além de nutrir nosso corpo. Ela alimenta a nossa alma e nos traz valores afetivos e culturais. Sempre falo que tudo o que é bom, tem comida. Isso é fato.
 
Mas pondero que para que possamos festejar com alegria, mais do que se empanturrar de comida e bebida, temos a companhia, a alegria e o bom papo das pessoas de quem gostamos ao nosso redor.
 
Não se apegue a dietas rígidas o ano inteiro, nem tão pouco jogue pro alto todos os conceitos de limite só porque estamos em festa. Tão bom quanto festejar final do ano, é ter saúde e bem-estar físico e mental o ano inteiro.
 
Que tal encerrar a temporada da comilança?
________________________________________________________________________________________________
 * Ludmila Pereira de Araujo Souza   é Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica com ênfase nas enfermidades renais
Instagram: @ludmilapasouza.nutri - Email: [email protected]

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »