MENU

16/11/2020 às 00h00min - Atualizada em 16/11/2020 às 00h00min

Polícia Militar garante segurança e tranquilidade nas eleições municipais no Maranhão

O policiamento também contou com a atuação do policiamento aéreo (CTA), montado (Cavalaria) e o serviço de vídeo monitoramento que deu suporte em tempo real

SECOM PMMA
Foto: Ascom PMMA / Divulgação

Com efetivo presente nas 217 cidades do Estado, a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) garantiu neste domingo (15), a ordem e a segurança da população durante o pleito eleitoral 2020 coibindo a prática de crimes e ilícitos eleitorais.

Com a alteração do início da votação para as 7h, a PMMA montou desde cedo, as primeiras ações de segurança com emprego de grande efetivo que foi distribuído em patrulhas que se posicionaram a 100 metros de distância do local de votação, além de viaturas e motos posicionadas em locais estratégicos.

O policiamento também contou com a atuação do policiamento aéreo (CTA), montado (Cavalaria) e o serviço de vídeo monitoramento que deu suporte em tempo real dos locais de votação e principais vias da capital.

O policiamento de rotina (viaturas e motos) desenvolvido pelas unidades continuaram operando normalmente em apoio ao serviço das eleições. O policiamento contou ainda com apoio das tropas especializadas da corporação como o BPChoque, Rotam, Batalhão de Operações Especiais – BOPE, Companhia de Operações Especiais – COE, Batalhão de Polícia Ambiental – BPA e Cosar – Comando de Operações de Sobrevivência em Área Rural.

Na capital que tem o maior número de eleitores, quase 700 mil, a PM montou forte esquema de segurança com viaturas nas principais avenidas e acesso aos locais de votação. O Batalhão de Polícia Rodoviária – BPRv atuou com operações no trânsito para evitar desrespeito às normas de trânsito e evitar transtorno no deslocamento dos eleitores.

Durante o pleito houve o registro de flagrantes de crimes eleitorais e os acusados foram conduzidos ao juiz eleitoral para providências. Horas antes da apuração, policiais militares realizaram o policiamento na sede do Tribunal Regional Eleitoral e nos fóruns municipais,  locais da apuração dos votos.

Para comandante geral da PMMA, coronel Pedro Ribeiro a corporação exerce papel primordial em um momento ímpar da democracia “A operação das eleições é uma das mais importantes das operações que nós, policiais militares, realizamos, pois estamos protegendo a essência da democracia”, destacou. O comandante geral também lembrou que o êxito das ações é resultado das forças integradas e de um planejamento bem feito. “Foram meses de reuniões e planejamentos integrando órgão de diferentes esferas, além da dedicação e empenho da tropa que atuou em todo o Estado”, frisou.

O subcomandante geral, coronel Nilson Marques, foi o coordenador geral das eleições 2020 e a 3ª seção (PM/3) foi responsável pelo planejamento das eleições.

Para o coronel Nilson Marques a parceria com o TRE e Justiça Eleitoral garantiu resultados positivos das ações de segurança. “Além da segurança da população, garantimos a segurança das urnas e de todos atores envolvidos no sufrágio universal, agindo com base na legislação federal e nas diretrizes emanadas da justiça eleitoral”, ressaltou.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »