MENU

09/12/2022 às 17h01min - Atualizada em 09/12/2022 às 17h01min

Preparados para a academia e mundo do trabalho, alunos do SESI e SENAI comemoram certificação dupla em Imperatriz

Ao todo, 36 alunos concluíram a educação básica e curso técnico em eletrotécnica

Imprensa/FIEMA
Foto: Divulgação
 
Ensino Médio Integrado com certificação dupla. Alunos do Ensino Médio do Serviço Social da Indústria (SESI-MA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) festejaram a conclusão do ensino médio juntamente com a certificação técnica, em Imperatriz. É que além da formação básica, os alunos receberam formação técnica e profissional em eletrotécnica. A proposta de ensino visa propiciar aos estudantes a formação integral, preparando-os para o mercado de trabalho e para a graduação acadêmica.  

Essa é a segunda turma do Novo Ensino Médio Integrado com Formação Técnica e Profissional formada em Imperatriz. Ao todo, 36 alunos concluíram gratuitamente, a última etapa da Educação Básica neste novo modelo de ensino. Muitos dos formandos sonham agora com o ensino superior. Além disso, já estão também prontos para entrar no mercado de trabalho como técnicos em eletrotécnica e atuar em diferentes segmentos com salário entre R$1.700 a R$ 3.390. 

“Esses alunos têm uma oportunidade ímpar de conhecer as possibilidades do mercado ao mesmo tempo que são preparados para a carreira acadêmica. Assim, os estudantes desenvolvem habilidades técnicas, profissionais e a partir daí podem identificar o caminho que desejam seguir”, explica a gerente do SESI Imperatriz, Amparo Alencar, ao falar sobre a integração entre a formação profissional e educação básica. 

No Novo Ensino Médio a principal mudança é que não há mais disciplinas e sim áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática e suas Tecnologias, além do ensino técnico-profissionalizante ou do aprofundamento em uma área do conhecimento. 

 “O SENAI utiliza uma metodologia própria, que trabalha com áreas de conhecimento por meio de projetos. Aqui os alunos são preparados para as oportunidades do mercado e são desafiados a pensar, criar e inovar. Integrar a educação básica com a educação profissional é importante para que eles enxerguem as infinitas possibilidades quer seja no mercado ou na carreira acadêmica e se tornem protagonistas da sua história”, garante o gerente do SENAI Imperatriz, Juares Sanches. 

EMPREGABILIDADE E RENDA - Nos países-membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 48% dos estudantes do ensino médio fazem educação profissional. No Brasil, esse percentual é inferior 10%. Considerando que 44,2% dos brasileiros de 14 a 17 anos e 31,4% dos de 18 a 24 anos de idade estão desempregados e em busca de trabalho, esse tipo de formação se torna um grande diferencial e pode fazer diferença na empregabilidade. 

Nycolle Maracaípe (17) conta que a experiência de cursar o Novo Ensino Médio foi enriquecedora. “Eu busco a aprovação em psicologia, porém cursar o médio com o técnico foi excelente, afinal de contas saímos com uma profissão em que se eu encontrar oportunidade com certeza atuarei na área”. 

Para Otávio Cantanhede (16), o Novo Ensino Médio também agregou muito. “Saímos com uma visão diferente. Não só a de lutar por uma graduação, mas de estarmos preparados para o mundo do trabalho. Eu, por exemplo, a partir do curso técnico em eletrotécnica pretendo fazer engenharia elétrica. O curso técnico abre um leque imenso, pois nos oportuniza atuar na área, ser empreendedor e ir em busca de mais aprendizado usando conhecimentos técnicos adquiridos que servirão na graduação”. 

Com a expertise do SENAI aliada ao compromisso do SESI, os alunos recebem ainda todo suporte para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), totalizando 240 horas de aulas preparatórias. Durante todo ano, participaram do “Pré- Enem”, com treinos de redação, simulados, técnicas para resolução de questões, entre outras estratégias utilizadas pelos professores.  

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »