MENU

18/11/2022 às 11h29min - Atualizada em 20/11/2022 às 00h04min

Congresso SAE BRASIL realiza debate sobre os principais cenários do pós-pandemia para a indústria automotiva

Pela primeira vez, um evento traz debate dos presidentes das principais associações e federações do setor automotivo; Painel conta com a participação dos presidentes Andreta Jr. (FENABRAVE), Cláudio Sahad (Sindipeças), Enilson Sales (Fenauto) e Márcio de Lima Leite (Anfavea)

SALA DA NOTÍCIA Laís Cavassana
Divulgação

No dia 25 de novembro, das 17h15 às 18h, o 29° Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL realiza o painel Cenários para a Indústria automotiva nos próximos anos. Com mediação de Ricardo Bacellar, membro do conselho consultivo da SAE BRASIL, o painel reunirá, pela primeira vez na história do evento, os presidentes da FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), Andreta Jr.; Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), Cláudio Sahad; Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores) Enilson Sales; e Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Márcio de Lima Leite

O ano de 2022 tem sido um ano de reposicionamento da indústria no pós-pandemia, marcado pela superação de diversos desafios, mas também com enorme aprendizado preparatório para os próximos anos. Dentro desse contexto, os convidados apresentarão suas ideias sobre a seguinte questão: Agora que estamos a pouco mais de um mês do início desta transição, quais são os caminhos para a prosperidade do setor? 

Abaixo, as considerações dos quatro presidentes sobre o painel e a importância do 29° Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL. 

Para Cláudio Sahad, presidente do Sindipeças, o futuro da indústria automotiva brasileira passa por várias rotas tecnológicas. “A eletrificação é uma das possibilidades que atendem ao objetivo maior da descarbonização, mas há outras, que coexistirão, sendo aplicadas em maior ou menor intensidade em cada região do planeta, conforme os recursos e as vantagens competitivas nelas existentes. O Brasil tem opções para geração de energia limpa que outros países não têm: sol o ano todo, vento unidirecional em uma grande extensão territorial, rios em abundância, com muitas quedas d’água, o etanol e os biocombustíveis. Isso nos credencia a participar de todas as rotas tecnológicas que visam à descarbonização, sem exceção. Muitos países não possuem esse leque de opções e são praticamente compelidos à eletrificação (mesmo aqueles que não produzem energia limpa).” 

Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, entende que o setor automotivo brasileiro tem a chance de se consolidar como um dos mais relevantes do mundo. “O ecossistema industrial automotivo brasileiro possui a oportunidade única de se consolidar como um dos mais relevantes players do mercado mundial de mobilidade na medida que nossa engenharia entrega múltiplas soluções de propulsão voltadas à descarbonização, como os veículos eletrificados, híbridos a etanol e os movidos a biocombustíveis. Fabricantes e fornecedores têm linhas de montagem modernas, engenharia de primeiro mundo, mão de obra qualificada e soluções avançadas de pesquisa e desenvolvimento produzidas pelas nossas universidades, bem como riquezas minerais que nos colocam em posição privilegiada para a produção de componentes sofisticados, entre os quais baterias de última geração e semicondutores. Além disso, a engenharia e a indústria nacional estão preparadas para se apoderar desse momento e entregar produtos tecnologicamente avançados em termos ambientais, de segurança, conectividade e automação, tanto para o mercado interno, quanto para o internacional”, pontua. 

José Maurício Andreta Júnior, Presidente da FENABRAVE, enxerga o painel de COEs do Congresso SAE BRASIL como essencial para o futuro da mobilidade brasileira. “O painel com CEOs Cenários para a indústria automotiva nos próximos anos, que acontecerá no 29º. Congresso da SAE BRASIL, é essencial para a discussão e entendimento do futuro da mobilidade brasileira. E a FENABRAVE, entidade que representa o Setor da Distribuição de Veículos no Brasil, tem se debruçado sobre as tendências e cenários para o setor, tanto que este foi um dos temas centrais do 30º Congresso & ExpoFenabrave, que realizamos em setembro, e de diversos estudos que temos realizado junto ao ICDP- International Car Distribution Programme, um renomado instituto de pesquisa automotivo europeu. Neste painel, tenho a certeza de que teremos um evento de alto nível e agradeço à SAE BRASIL por proporcionar um debate de grande relevância para a sociedade brasileira”, explica Andreta Jr. 

Por fim, para Enilson Sales, Presidente da Fenauto, o debate é importante para que toda a cadeia automotiva possa superar os desafios. “O Congresso SAE BRASIL coloca os agentes da Cadeia de Valor do Setor Automotivo frente a frente com os desafios a serem superados pelo mercado.” 

A grade completa do o 29° Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL pode ser acessada pelo site oficial do evento. Para mais informações, acesse Congresso SAE BRASIL. 

Serviço 

Congresso SAE BRASIL 

Data: de 24 a 27 de novembro 
Horário: 24 de novembro, das 8h30 às 15h 45/ 25, 26 e 27 de novembro, das 9h às 19h 
Local: Pavilhão da Bienal – Parque do Ibirapuera 
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Moema, São Paulo - SP, 04094-050 
Inscrições: Congresso SAE BRASIL. 

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »