MENU

18/11/2022 às 18h19min - Atualizada em 20/11/2022 às 00h00min

No Dia da Consciência Negra, Aretha Duarte participa de roda de conversa sobre empreendedorismo e raça no Expo Center Norte

A ativista socioambiental e líder ESG estará ao lado das diretoras Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D'Alva na II Expo Internacional da Consciência Negra, neste domingo (20), para falar de luminando Sonhos, documentário sobre a trajetória da montanhista. Será exibido um trailer inédito do longa

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
Referência brasileira como ativista socioambiental, liderança ESG e primeira mulher negra latino-americana a chegar ao topo do Everest, Aretha Duarte estará neste domingo (20), Dia da Consciência Negra, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Entre 16h e 17h, como parte da programação da II Expo Internacional da Consciência Negra, Aretha falará sobre o projeto de um filme longa-metragem, produzido pela Total Entertainment, co-produzido pela agência 2defy e viabilizado pela Enel por meio de Lei de Incentivo, no formato de documentário, retratando um pouco de sua história: Iluminando Sonhos. O lançamento está previsto para 2023.

Aretha participará de uma roda de conversa ao lado diretoras Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D'Alva, que já estão há meses pesquisando, criando o roteiro e montando o filme, a partir da trajetória da montanhista. Na conversa, as três poderão compartilhar um pouco desse processo criativo, exibindo um trailer inédito do longa, além de tocar em temáticas como empoderamento e superações de vida.

Em setembro deste ano, Aretha lançou sua biografia, "Da Sucata ao Everest - a saga de Aretha Duarte" e está em turnê nacional de divulgação do livro até janeiro de 2023. Com 164 páginas, foi escrita pelos jornalistas Débora Rubin e Rodrigo Grilo, em colaboração direta com a montanhista.

Ativista socioambiental e liderança ESG - Após a Expedição Everest, Aretha tem usado seu exemplo e sua voz para assumir novos papéis, especialmente como ativista socioambiental, representante da nova liderança ESG, e como palestrante. Com isso, tem atraído parceiros que compartilham essa filosofia, como a Moove e a Veolia, da qual é embaixadora, Decathlon e Enel. "Meu sonho grande nunca foi chegar ao topo do Everest. Meu sonho grande é garantir que transformações socioambientais e oportunidades cheguem às periferias, para que todos tenham o direito e as possibilidades de escolherem melhores caminhos para ajudar suas vidas e suas famílias."

Para transformar sua teoria na prática, Aretha tem feito a sua parte. Em pouco mais de um ano, Aretha fez 65 palestras e falou para um público total de 47.058 pessoas. Parte desses encontros foram as chamadas palestras sociais, nas quais ela visita escolas para falar sobre superação, que ela classifica como PIB (Poder Interno Bruto), e a necessidade de saber "sonhar grande" e lutar para fazer acontecer.

Sobre Aretha - Nascida e criada na periferia de Campinas, Aretha é formada em Educação Física e acumula experiência de mais de uma década no montanhismo. Já praticou o esporte em oito países. Além do Everest, escalou o Aconcágua, na Argentina (cinco vezes), o ponto mais alto fora do Himalaia, e o Monte Kilimanjaro, maior montanha da África, além Elbrus (Rússia), Monte Roraima (Venezuela), Pequeno Alpamayo (Bolívia), Vulcões (Equador e Bolívia), entre outros.

Serviço
Aretha Duarte na II Expo Internacional da Consciência Negra
Data: 20 de novembro, domingo.
Horário: 16h às 17h.
Local: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme – São Paulo – SP.
Notícias Relacionadas »
Comentários »