MENU

28/10/2022 às 17h33min - Atualizada em 28/10/2022 às 17h33min

Centro Cultural Tatajuba lança exposição de artes plásticas inspirada no Rio Tocantins

Elicléia Clarícia
A Mostra Cardume de Cores teve início ontem e é resultado das oficinas de Artes Plásticas e Artes em Recicláveis, ministradas pelo arte-educador Antônio Alexandre - Fotos: Elicléia Clarícia
 
Peixes, cordões, papelão, garrafas, tubos, muita tinta, vidro, bambu, tronco de árvore, gaveta... uma miscelânea visual, que explode em cores e formas variadas, compõe as obras que formam a Cardume de Cores – I Mostra de Artes Plásticas dos alunos do Centro Cultural Tatajuba. A mostra foi inaugurada no dia 28 de outubro, às 17h, no Centro Cultural Tatajuba, e ficará aberta ao público até dezembro deste ano. A entrada é gratuita. 

Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Centro Cultural Tatajuba ofertou as oficinas Artes Plásticas e Artes em Recicláveis, que tiveram início no mês de agosto e que agora apresentam para todo o público o resultado das mais de 48 horas de aulas teóricas e práticas, ministradas pelo artista plástico e arte-educador Antônio Alexandre. 

A exposição é inspirada no Rio Tocantins e na importância da preservação e cuidados que toda população deve ter com o rio. De acordo com o artista plástico e professor da oficina Antônio Alexandre, os alunos aprenderam técnicas variadas e tiveram liberdade no fazer artístico. 

“A oficina foi enriquecedora. Durante as aulas teóricas, falamos sobre poesia, artes visuais, sobre a ruptura do efeito do significado do belo, em que o conceito está acima do objeto bonito ou da beleza. Na parte prática, os alunos tiveram liberdade na criação. Tenho a sensação de dever cumprido em partilhar esses conhecimentos. Sei que o que foi repassado vai fazer a diferença na vida desses alunos, que agem e pensam como protagonistas do seu novo fazer artístico”, comenta Antônio Alexandre.

As turmas foram compostas por mulheres e homens com diferentes ocupações e faixa etária entre 15 e 89 anos. A descoberta e formação de novos talentos também é um marco das oficinas. O comunicador e promotor de eventos, Hélio de Oliveira (54), conta que participar da Oficina de Artes Plásticas foi uma grande descoberta. “Eu não era artista e, de repente, descubro o artista que tem dentro de mim. Estava meio adormecido, masque sempre apreciou as artes. Tem algumas peças que fiz, como o ‘Cardume de emoções’,que representam justamente o que esse curso foi para gente. E é uma emoção inexplicável porque é muitoartístico e vibrante. O Alexandre e o Tatajuba estão nos dando essa possibilidade de sentir isso, de uma maneira encantadora”, afirmou Hélio.

 

Sobre o arte-educador Antônio Alexandre 

Antônio Alexandre é artista visual residente em Imperatriz. Iniciou seus trabalhos no começo dos anos 90 expondo sua produção na Universidade Estadual do Maranhão, em meio ao Movimento Estudantil. Ele expõe e vende seus produtos artísticos carregados da sua marca pessoal com cores vibrantes e traços próprios. Tem em seu currículo de artista-viajante grandes feiras de literatura como Salimp, Bienal do Livro de Minas e Bienal do Livro de São Paulo e encontros estudantis de todo Nordeste e de algumas cidades do Centro Oeste, Sudeste e Sul. Paralelo a seus trabalhos que incluem produtos como cadernos, quadros, camisas, itens de decoração e cartazes impressos com serigrafia, o artista desenvolve uma pesquisa sobre artes plásticas, em que inicia experimentalismos gráficos sobre algumas superfícies, como madeira, papelão, tecido, vidro, plástico e cerâmica. 
 

Sobre o Tatajuba

O Centro Cultural Tatajuba é um espaço que se dedica à formação artística e à valorização da produção cultural de Imperatriz. Oferta uma programação de qualidade, com exposições, mostras de cinema, oficinas, cursos, debates, artes cênicas, fotografia, feira de livros e outros eventos gratuitos e acessíveis a todos. Para ficar sabendo das novas oficinas e programação do centro cultural, basta acompanhar o Instagram ou Facebook @centroculturaltatajuba. (Elicléia Clarícia - Assessora de imprensa e produtora cultural)

SERVIÇO
O que:
Cardume de Cores – I Mostra de Artes Plásticas dos alunos do Centro Cultural Tatajuba
Quando: lançamento dia 28 de outubro, às 17h
Onde: No Tatajuba, Av. Getúlio Vargas - 1665, Centro, próximo ao Posseidon Hotel
Quanto: Entrada gratuita

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »