MENU

OPROGRESSONET Publicidade 1200x90
OPROGRESSONET Publicidade 728x90
27/10/2022 às 23h01min - Atualizada em 27/10/2022 às 23h01min

Com direito a polêmica, CBF define critérios para a Copa do Nordeste 2023

Pré-Nordestão está confirmado para começar no dia 5 de janeiro e terá duas fases eliminatórias. Fase de grupos será aberta no dia 22 de janeiro, com o mesmo regulamento dos últimos anos

Expedito Madruga
Taça da Copa do Nordeste 2022 - Foto: Kely Pereira/AGIF
A Copa do Nordeste de 2023 vai sair do papel. Em reunião na terça-feira com dirigentes dos principais clubes da região, a CBF bateu o martelo em relação ao número de participantes, formato e calendário. A competição começará mesmo no dia 5 de janeiro, abrindo a temporada do futebol brasileiro, com a fase preliminar.

O chamado pré-Nordestão terá 16 equipes, oito a menos que em 2022. Serão duas fases eliminatórias, ambas em jogo único, na casa do time melhor ranqueado na CBF. Outros 12 times já estão classificados para a fase de grupos, que começará no dia 22 de janeiro. O sorteio dos grupos acontecerá no dia 10 de novembro.

Já estão garantidos na disputa ABC (RN), Atlético de Alagoinhas (BA), Bahia (BA), Campinense (PB), Ceará (CE), CRB (AL), Fluminense (PI) Fortaleza (CE), Náutico (PE), Sampaio Corrêa (MA), Sergipe (SE) e Sport (PE).

Os 16 times classificados (os 12 mais os quatro do Pré-Nordestão) serão divididos em dois grupos de oito. O regulamento segue o mesmo das últimas duas temporadas. Os times de um grupo enfrentarão os do outro, totalizando oito rodadas. Os quatro primeiros colocados avançarão às quartas de final, que serão em jogo único, assim como as semifinais. Só a grande final acontecerá em ida e volta.

Uma das novidades deste ano é o aumento na premiação. O campeão da Copa do Nordeste poderá faturar R$ 6,4 milhões. Todas as fases tiveram reajuste. Quem entrar na fase preliminar, por exemplo, já terá garantido pelo menos R$ 120 mil.

Pré-Nordestão
A grande polêmica da reunião foi mesmo em relação aos critérios para composição do pré-Nordestão. Com a diminuição no número de equipes, a CBF chegou a divulgar uma tabela privilegiando o ranking nacional. Mas durante a reunião mudou de ideia e passou a considerar, como primeiro critério, a classificação nos estaduais. Nove times entraram pela disputa doméstica (vice-campeão ou melhor colocado subsequente) e outros sete através do ranking.

Na tabela original, Treze e Globo FC estavam incluídos. Mas eles serão substituídos por Sousa e Potiguar de Mossoró, respectivamente. Outros clubes também já anunciaram a participação, como o Moto Club, que entraria na vaga do Imperatriz. O presidente Yglésio Moyses foi às redes sociais e confirmou que está no pré-Nordestão.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
OPROGRESSONET Publicidade 1200x90