MENU

12/10/2022 às 19h36min - Atualizada em 12/10/2022 às 19h36min

Estudantes do Centro Educa Mais Nascimento de Moraes e do Centro de Ensino União são medalhistas na INFOMATRIX 2022

Carlos Leen Santiago
ASCOM/UREI
Foto: Divulgação

  
A Feira de Ciências, Sustentabilidade e Inovação realizada pela Secretaria de Estado da Educação em todo o Estado do Maranhão no mês de junho de 2022, premiou inúmeros projetos de iniciação científica de estudantes do ensino médio das escolas da rede pública estadual. 

 

Na Região Tocantina, as 37 escolas regulares de ensino médio circunscritas à Unidade Regional de Imperatriz (UREI) participaram do evento com a apresentação de 60 projetos. Os projetos vencedores ganharam credencial da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) para participarem da INFOMATRIX, um dos maiores concursos latino-americanos de projetos científicos e tecnológicos.

 

A INFOMATRIX Brasil é organizada pela Sociedad Latinoamericana de Ciencia y Tecnología Aplicada A.C. (SOLACYT), com o apoio da International Informatics Project Competition (INFOMATRIX) e a Organização Iberoamericana de Ciências.

 

10 estudantes (8 do CEM Nascimento de Moraes e 2 do CE União) e 5 professores-orientadores (4 do CEM Nascimento de Moraes e 1 do CE União) de 5 projetos vencedores e credenciados para a INFOMATRIX receberam todo o apoio logístico da SEDUC – passagens aéreas, hospedagem e alimentação - para participarem da INFOMATRIX em Blumenau, Santa Catarina, no período de 5 a 8 de outubro do ano corrente. 

 

A gestora do Centro Educa Mais Nascimento de Moraes Liana Santos também foi na delegação imperatrizense para cuidar dos nossos estudantes.

 

A Gestora da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), Profa. Dra. Orleane Santana, agradece à SEDUC-MA, na pessoa da Secretária de Estado da Educação Leuzinete Pereira da Silva, por ter idealizado a Feira de Ciências, Sustentabilidade e Inovação e por ter viabilizado aos alunos e professores vencedores a ida à INFOMATRIX, em Blumenau-SC, demonstrando, assim, apoio incondicional à iniciação científica na educação básica, o que colocou as escolas públicas do Maranhão em destaque, pois dos 5 projetos apresentados, 3 ganharam medalhas de bronze, de prata e de ouro respectivamente.

 

A Gestora Regional de Educação também avalia de forma muito positiva a participação dos estudantes. 

 

“Conheço bem nossos estudantes e sei que possuem belos sonhos, uma coragem que nos emociona e uma vontade inquestionável de fazer ciência; por isso, nós não medimos esforços para garantir a participação de todos - estudantes e professores – na realização deste grande sonho. Quero parabenizar o Centro Educa Mais Nascimento de Moraes e o Centro de Ensino União, os 10 alunos, os 5 professores e a gestora que juntos e irmanados, formaram uma equipe forte e competente, que viajaram levando consigo o nome do nosso Estado, e da nossa cidade e retornaram como vencedores, como campeões de ouro, de prata e de bronze, demonstrando que todo esforço valeu a pena”, informou a Profa. Orleane.

 

Projetos Premiados

 

Para a estudante do terceiro ano, Ana Beatriz Sousa da Silva, a experiência de ter participado do Infomatrix foi incrível, indescritível e que marcará sua vida para sempre. Ela recebeu medalha de ouro pelo projeto “Sistemas de Automatização de Irrigação de Horta Escolar a partir de uma Energia Fotovoltaica”. 

 

“Foi gratificante defender a questão da alimentação da nossa escola principalmente, que é uma escola de tempo integral que fornece refeição três vezes por dia de maneira sustentável. Então esse projeto vai realmente ajudar a nossa escola”, informou a estudante.

 

Outra estudante, Debora Beatriz, destacou que além de levar o nome do Maranhão para o circuito científico no Brasil, a troca de experiências foi incrível para todos. Ela se notabilizou pelo projeto “De Malas Prontas Para Conhecer as Potencialidades Turísticas do Maranhão” que tem como principal destaque um aplicativo criado pela estudante que foca dez polos turísticos localizados no estado.

 

“O interesse dos nossos estudantes aliados à nossa equipe docente fortalece muito estes trabalhos. Nossa escola sempre estará nessa empreitada em busca de novos talentos. Professores e estudantes têm buscado demonstrar interesse e apoio para que alguns projetos sigam adiante em outras feiras Brasil afora e até no Equador”, informou o gestor do Educa Mais Nascimento Moraes, Prof. Jacó Muniz.

 

O professor de Sociologia e orientador, Prof. Vagner, comentou que as avaliações dos projetos têm sido excelentes, o que dá uma perspectiva positiva para o Estado no que diz respeito às premiações. A expectativa é tentar superar no próximo ano no que diz respeito a participação dos estudantes.

 

Os projetos premiados estão credenciados para participar da FEBRACE - USP, em São Paulo. Também para a INFOMATRIX no Equador

 

Confira lista dos trabalhos premiados na Infomatrix:

 

- CE União:

 

Projeto: “Aplicação sustentável da fibra do buriti para combater os transtornos mentais”

Professor: Carlos Fonseca Sampaio

Estudantes: Rafael Silva de Sá e Arthur Moreira Resplandes.

 

- Educa Mais Nascimento Moraes

 

Projeto: “Astronomia: inovando ensino e aprendizagem por meio da prática experimental o novo ensino médio com a produção de telescópio.”

Professor: Vitorino da Silva Souza

Estudantes: Armando Veigas Garcia e Késia Pereira Lima

 

Projeto: “De malas prontas para conhecer as potencialidades turísticas do Maranhão.”

Professor: Wagner Rego da Costa

Estudantes: Débora Beatriz Lopes de Souza e Kaline da Silva Souza

 

Projeto: “Sistema de automação de baixo custo para pessoas com mobilidade reduzida em ambientes escolares”

Professor:  Railson Viana de Sales

Estudantes: Mel Maciel Meira e Ana Carolina Souza de França Chaves

 

Projeto: “Sistema de automatização para irrigação de uma horta escolar a partir de energia fotovoltaica”

Professor: Sirley Barbosa de Souza

Estudantes: Ana Beatriz Souza da Silva e Jonas Cirqueira Lopez Leite 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »