MENU

23/08/2022 às 19h16min - Atualizada em 23/08/2022 às 19h16min

Estudantes do Colun conquistam medalhas na Olimpíada Nacional em História do Brasil da Unicamp

Luciano Santos
Ufma
Foto: Divulgação
 
Estudantes do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão conquistaram medalhas durante a 14ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre os dias 20 e 21 deste mês, na própria instituição paulista. Após resultados positivos conquistados durante a etapa semifinal da competição, foram selecionadas duas equipes – Rosa Parks e Filhos de Xica – que conquistaram, respectivamente, as medalhas de prata e de bronze.

Neste ano, sete equipes do Colun participaram do torneio, em que quatro delas chegaram à semifinal. Para a fase final, Rosa Parks, composta pelas estudantes Kellyana Menezes Aragão, Nargylla Fernanda Cloviel Lima e Sara Raquel Ribeiro Pires; e Filhos de Xica, formada pelos estudantes Levy Santos Lima, Hyslla Beatriz Santos do Nascimento e Querén Hadassa Abreu Almeida – ambas orientadas pelo professor Raimundo Inácio Souza Araújo – foram selecionadas para a fase final presencial. As equipes eram as únicas representantes do Maranhão no torneio.

A participação dos alunos foi garantida via bolsas da assistência estudantil do próprio Colégio Universitário, recurso destinado a custear despesas referentes à participação de alunos em projetos. As bolsas podem ser utilizadas para custear deslocamento de alunos em viagens de natureza acadêmica, desde que oficialmente vinculados a algum projeto em execução na escola.

Enquanto os estudantes já retornaram a São Luís junto com a professora do Colun Edna Selma David Silva, o docente Raimundo Araújo prossegue em Campinas, em um curso de formação pela organização da Olimpíada, com duração de uma semana.

Saiba mais - A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio de seu respectivo Departamento de História, por meio do edital de Olimpíadas Científicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). A ONHB é aberta a todos os alunos do 8°ano do ensino fundamental ao 3°ano do ensino médio que demonstram interesse em participar, formando grupos de quatro integrantes (três alunos e um orientador).

A 14ª edição da ONHB recebeu mais de 18 mil equipes de todo o país, entre as quais havia 350 equipes do Maranhão. Após seis semanas de questões e tarefas respondidas pela internet, foram selecionados 320 para a fase final presencial, entre as quais duas do Maranhão, ambas do Colégio Universitário, escola de aplicação que desenvolve múltiplos projetos de ensino, pesquisa e extensão, alguns com financiamento de agências de fomento. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »