MENU

22/07/2022 às 19h24min - Atualizada em 22/07/2022 às 19h24min

Reitor assina ordem de serviço de construção do bloco do curso de Medicina em Imperatriz

Hérika de Almeida
Imprensa/UFMA
Foto: Divulgação/UFMA
 
Na terça-feira, 19, o reitor Natalino Salgado Filho realizou uma visita técnica no Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm) para assinar uma ordem de serviço que autoriza o início da construção do terceiro bloco do prédio do curso de Medicina, na Unidade Bom Jesus. A obra, que está avaliada em aproximadamente R$ 3 milhões, contemplará um miniauditório, salas de simulação realística, laboratórios, caixa d’água, além da complementação e adequação dos dois blocos já existentes. Estiveram presentes na comitiva do reitor o vice-reitor, Marcos Fábio Belo Matos, o pró-reitor de assistência estudantil, Leonardo Soares, e o superintendente de infraestrutura, Wener Santos.

Segundo o reitor, a obra é uma necessidade urgente para o cenário das práticas do curso, e a conclusão está prevista para novembro. “Conseguimos fazer a licitação e a liberação dos recursos pelo Ministério da Educação. Nosso cronograma é de retornarmos no fim de novembro para fazermos a entrega oficial do novo espaço para os nossos discentes e docentes. Isso não vai fortalecer apenas o ensino, mas também a pesquisa e extensão”, assegurou.

Salgado destaca que a obra, iniciada em 2014 pela sua equipe, foi interrompida por quatro anos durante a gestão anterior, e isso estava prejudicando o curso de medicina. Por esse motivo, a retomada da construção se tornou uma prioridade para o seu mandato em 2022. “A possibilidade de reiniciarmos essa obra me dá dupla felicidade. A primeira, porque eu vou ter a oportunidade de concluir uma obra que eu iniciei e na gestão passada ficou paralisada, e a segunda, porque esse curso foi uma iniciativa nossa, pelo qual temos muito carinho e ele [o curso] está se consolidando na região como referência, tem um corpo técnico de docentes de alto nível. Eu coloquei aqui o primeiro tijolo na edificação de toda a estrutura que temos aqui e agora vamos concluir para colocar à disposição da comunidade acadêmica”, enfatizou.    

O reitor declarou estar muito contente com essa ação e confiante de que, até o fim do ano, as novas dependências estarão à disposição do Câmpus de Imperatriz. Para formalizar a autorização do serviço, foi realizada uma breve cerimônia com a presença do diretor do CCIm, Leonardo Hunaldo, do coordenador do curso de Medicina, Marcos Antônio Custódio, com o gestor de Infraestrutura, Marco Antônio Gehlen e com o administrador da empreiteira contratada, Joaquim Viana Neto.

Para o vice-reitor, Marcos Fábio Belo Matos, a relevância da visita consiste em fiscalizar, pessoalmente, a obra e, na ocasião, visitar os outros câmpus da região, como Balsas e Grajaú. “O importante é que Imperatriz vai ganhar um espaço para o curso de Medicina, que já está trabalhando há algum tempo e isso vai trazer uma estrutura muito maior para o ensino, a pesquisa e a extensão universitária”, ressaltou.

Atualmente, o curso de Medicina conta com 364 estudantes matriculados. Segundo o coordenador, Marcos Antônio Custódio, toda a comunidade universitária está ansiosa pela conclusão da obra e ocupação desses espaços. “Essa obra é de fundamental importância para o nosso curso, pois se trata do nosso bloco de simulação realística e das salas de tutoria, o que vai fortalecer o nosso projeto pedagógico com o desenvolvimento das metodologias ativas, que é uma necessidade de acordo com as nossas diretrizes curriculares nacionais, além de contribuir para que os nossos alunos tenham mais um espaço didático de aprendizado na parte prática do internato. Portanto representa um ganho para o nosso curso”, descreveu.  

A Unidade Bom Jesus passou a funcionar em 2013, e, ao longo de quase dez anos, diversas melhorias podem ser observadas, tanto na infraestrutura quanto no crescimento e desenvolvimento da instituição. Entre elas, o diretor do CCIm, Leonardo Hunaldo, relata alguns desafios enfrentados desde a época da fundação do prédio e comenta os próximos avanços. “Quando iniciamos, não tínhamos nem asfalto na estrada que vai para a Unidade do Bom Jesus. Então, desbravamos a região que hoje se desenvolveu e temos o asfalto que foi conquistado devido às várias reuniões com a equipe da Prefeitura de Imperatriz e secretarias estaduais. Hoje, a Unidade Bom Jesus reúne quatro cursos de graduação (Medicina, Enfermagem, Licenciatura em Ciências Humanas e Engenharia de Alimentos), dois de mestrado (Ciências dos Materiais e Saúde e Tecnologia) e um de doutorado (Ciências dos Materiais). Além de trazer novos cursos, nossa pretensão é construir uma escola de saúde aqui na Unidade”, concluiu.

O gestor da Superintendência de Infraestrutra do CCIm, Marco Gehlen, afirmou que a empresa vencedora da licitação é a Ipermanta, e a construção do novo bloco do curso de Medicina terá início imediato. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »