MENU

15/07/2022 às 19h57min - Atualizada em 15/07/2022 às 19h57min

Francisco de Sales Alencar, engenheiro e líder empresarial parabeniza Imperatriz pelos seus 170 anos

Da Assessoria
 
Com perfil industrial, o engenheiro Francisco de Sales Alencar, natural de Teresina, chegou em Imperatriz no ano de 1968, e fez da Princesa do Tocantins a sua casa. Vindo do Piauí em busca de uma vida melhor, com seu pai e irmãos, deu vida ao primeiro empreendimento: uma oficina mecânica, a profissão do pai, que se chamava Cândido Alves Alencar. Dentro de pouco tempo, seu pai passou a ser conhecido em toda região como mestre Cândido, por conta do conhecimento e habilidade em consertar todo tipo de veículo.

Os filhos do mestre Cândido alçaram voos maiores e com auxílio financeiro vindo da oficina do pai, tornaram-se médico e engenheiros, egressos de instituições de ensino públicas em Belém. Entre a dedicação aos estudos e horários livres, Francisco de Sales Alencar conta que costumava fazer “bicos” para se manter. “Morei com um amigo que tinha um carro, e nas horas livres fui taxista. Também aos finais de semana costumava pintar apartamentos para garantir uma renda extra e ajudar meu pai com as despesas de ter filhos estudando fora, o que não era nada fácil”, conta.

Ao concluir a faculdade de engenharia, Alencar retornou a Imperatriz, e assim como seu pai, um bom visionário, logo enxergou as potencialidades do município promissor. Formado em Engenharia Civil, pela Universidade Federal do Pará, em 1975, e com certificado de estágio de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paris-Sorbonne, na França, vem deixando um legado na área da construção civil, a partir da fundação da Conol, Construtora Nordeste Ltda.

Aqui, faz história e deixa sua marca como empresário íntegro e sensível às causas da cidade, que lhe acolheu. É filho de Imperatriz, de coração e por reconhecimento público, ao receber o Título de Cidadão Imperatrizense, outorgado pela Câmara Municipal de Vereadores, em 09 de dezembro de 1999 e a Comenda Frei Manoel Procópio, em 14 de julho de 2002, tendo atuação no poder público e privado.

No poder público, exerceu os cargos de secretário de Obras e Urbanismo e secretário de Obras, Transporte e Serviço Urbano da Prefeitura de Imperatriz, em 1993 e 1996, respectivamente. Como boa liderança empresarial e uma das principais referências na construção civil, ainda nas décadas de 70, 80 e 90 construiu as principais obras públicas da cidade, a exemplo do primeiro Calçadão e das ruas históricas como a XV de Novembro. Além de solucionar gargalos de ruas e avenidas importantes para o município.

Tem também atuação no associativismo, sendo eleito presidente do Sindicato das Indústrias de Construção de Estradas Terraplanagem e Obras de Engenharia em Geral da Região Tocantina - Sindeteto, no período de 1994 a 1997. Além disso, tem reconhecimento no setor industrial e, atualmente, é o 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão - FIEMA, respondendo pela atuação do Sistema FIEMA (FIEMA, SESI, SENAI e IEL) na região Tocantina.

Francisco de Sales Alencar é ainda engenheiro de Avaliação e Perícias, delegado representante e conselheiro de representantes junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ocupa também o cargo de conselheiro fiscal do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e da CNI.

Em novembro de 2021, recebeu em Brasília, a Comenda de Ordem do Mérito Amazônico, destinada a premiar personalidades e instituições, nacionais ou estrangeiras, pelos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento, do bem-estar social e da divulgação do parque industrial da Região Amazônica.

Casado com Maria do Amparo Alencar, pai de quatro filhos, a exemplos de muitos outros cidadãos, Francisco de Sales Alencar ajuda a construir a história de Imperatriz. Uma cidade pujante e promissora, que completa 170 anos acolhendo e dando oportunidades aos seus filhos.

“Sou grato demais a essa cidade que me acolheu e faz parte da minha história de vida e profissional. Imperatriz é uma ‘mãezona’, que acolhe e sempre incentiva os que buscam por boas oportunidades. Viver aqui é motivo de alegria e de muito orgulho”, finaliza Sales.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »