MENU

11/07/2022 às 17h51min - Atualizada em 11/07/2022 às 17h51min

Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências de Imperatriz é aprovado

Hemylly Mendes
Imprensa/UFMA
Foto: Divulgação
 
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro de Ciências de Imperatriz foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), com o objetivo de avaliar as pesquisas realizadas que envolvam seres humanos. Esse é o terceiro CEP da Universidade, que já tem dois comitês de ética: um da Cidade Universitária Dom Delgado, vinculado à Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), e o outro do Hospital Universitário (HU-UFMA).

Segundo a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), numa pesquisa realizada em junho de 2022 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), existem 867 CEPs no Brasil. Eles são responsáveis por analisar e acompanhar as pesquisas, especialmente na área das ciências humanas e sociais, para preservar os aspectos éticos em defesa da integridade e dignidade dos participantes da pesquisa, seja individual ou coletivamente.

Os próximos passos serão o treinamento de ética, para obter o registro do CEP e entender todas as resoluções e normativas para começar o funcionamento no câmpus. “Esse comitê é importante para Imperatriz e para a Universidade, porque os projetos serão avaliados aqui mesmo, sendo possível obter mais conhecimento da cidade e da região”, explicou a coordenadora do projeto, Floriacy Stabnow Santos. 

O comitê é composto por professores, pesquisadores da UFMA, representantes da pesquisa no Maranhão e comunidade em geral, via órgãos representativos. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »