MENU

22/06/2022 às 19h53min - Atualizada em 22/06/2022 às 19h53min

Representantes do Governo Federal visitam Imperatriz para conhecer políticas voltadas aos idosos

Técnicos da Defensoria Pública da União e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos estão na cidade

Rafael Pestana
Ascom
Objetivo é acompanhar funcionamento de ações da promoção e defesa da pessoa idosa - Foto: Assessoria
 
Imperatriz recebeu a visita da equipe da  Defensoria Pública da União (DPU) e Técnicos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O objetivo da visita foi conhecer as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIS), mantidas em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O primeiro ponto visitado foi o Lar São Francisco, e na terça-feira (21), a visita foi ao Lar do Idoso Renascer.

A secretária de Desenvolvimento Social, Divina Leide, explica que, “eles estão na cidade para conhecer como está sendo desenvolvido as políticas públicas voltadas às pessoas idosas. Se realmente a rede de proteção funciona e quais os principais desafios enfrentados pelas nossas equipes. Após as visitas aoa lares, na terça-feira, pela parte da tarde, tivemos uma reunião na casa do Idoso Feliz, com a rede de proteção ao idoso”.

A DPU e o Ministério da Família e dos Direitos Humanos tem um projeto que vem sendo desenvolvido nos lares de idosos, “Espaços para Direitos, Dignidade e Solidariedade”, no qual um grupo de agentes públicos especializados realiza as visitas institucionais para o acompanhamento da promoção e defesa da pessoa idosa, verificando as necessidades e demandas que essas instituições possuem, e como o Governo pode ajudar.

“O objetivo inicial da visita da DPU e do Ministério era verificar como estava sendo aplicado o Auxílio Emergencial da União nas Instituições de Longa Permanência para Idosos, mas os Defensores ficaram encantados com todo o trabalho que a rede de proteção à pessoa idosa vem desenvolvendo em Imperatriz, eles elogiaram o cuidado que a gestão tem em garantir os direitos da pessoa idosa, não somente com as Instituições de Longa Permanência, mas na prevenção através dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, comenta Francilene Rosário Bahia, da coordenação de Média Complexidade da Sedes. 

Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIS)

São instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar e em condições de liberdade, dignidade e cidadania. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »