MENU

25/05/2022 às 19h30min - Atualizada em 25/05/2022 às 19h30min

Governo inicia novos cursos do IEMA Vocacional e certifica estudantes em diversos municípios

Da Assessoria
Foi realizada a entrega de certificados aos estudantes que já concluíram outros cursos - Foto: Divulgação
 
O Governo do Maranhão reafirma o compromisso com a educação e possibilita o fortalecimento da geração de emprego e renda em diversos municípios do estado, por meio de cursos vocacionais ofertados pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Nesta etapa do Programa Trabalho Jovem, serão beneficiados mais de 6.000 cursistas de 22 municípios, sendo eles estudantes que estão iniciando novos cursos, além de pessoas que já concluíram os cursos e receberão a certificação.

As aulas inaugurais de novas turmas tiveram início na terça-feira (24), no município de Montes Altos, na Aldeia São José, Etnia Krikati, e até o dia 6 de junho acontecerão nos municípios de Lago Verde, Codó, Timon, São Francisco do Maranhão, Matões, Santa Luzia do Paruá, Centro Novo do Maranhão, Turiaçu, Bacurituba, São Vicente Férrer, Olinda Nova do Maranhão, Penalva, Vargem Grande, Santo Amaro do Maranhão, Magalhães de Almeida e Morros.

Em Lago Verde, a cursista Joelma Marques agradeceu o Governo do Estado pela oferta dos cursos vocacionais para o município. “Agradeço o Governo do Estado por trazer uma grande oportunidade para os moradores do município, por meio dos cursos vocacionais do IEMA. Eu vou participar do Curso de Inglês e espero ter um bom resultado, porque quero sair daqui preparada para o mercado de trabalho, assim como os nossos colegas”, expressou.

Ainda em Lago Verde, a estudante Iraide Carvalho também expressou gratidão pela oferta dos cursos na cidade. “Sou aluna do Curso de Estética e agradeço o Governo do Estado por nos proporcionar esse momento importante, porque era muito difícil sair da nossa cidade para fazer cursos em outros municípios. A oferta desses cursos na nossa cidade facilitou muito a nossa vida”, ressaltou.

Em Montes Altos, 120 indígenas participaram da aula inaugural e irão receber durante dois meses formação nos cursos de Panificação e Confeitaria; Mecânica de Motocicleta; e Psicultor. A ação do Governo do Estado tem como objetivo fortalecer a geração de emprego e renda em todas as regiões do Maranhão.

As certificações iniciaram, na terça-feira, em Montes Altos (sede) e Lagoa Grande do Maranhão. Na cidade de Montes Altos, 65 formandos receberam seus certificados nos cursos de Mecânica de Motocicleta e Produção de Derivados de Leite. Já em Lagoa Grande, 68 cursistas foram capacitados nos cursos de Redeiro de Pesca e Estética, e agora estão aptos para ingressarem no mercado de trabalho.

Até o dia 4 de junho, também serão certificados cursistas dos municípios de Codó, São Mateus, Turilândia, São Vicente Férrer, Cajari e Cachoeira Grande do Maranhão, que concluíram os seguintes cursos: Doces e Salgados, Maquiador, Eletricista Predial, Cabeleireiro, Barbeiro, Cuidador de Idoso, Avicultor, Psicultor, Redeiro de Pesca, Agricultura Orgânica, Criação de Peixes ou Tanques Escavados, Instalação e Manutenção de Ar-condicionado, Serigrafia Customizada, dentre outros cursos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »