MENU

24/05/2022 às 19h31min - Atualizada em 24/05/2022 às 19h31min

Governo promoverá a 1ª Feira de Ciências, Sustentabilidade e Inovação para estudantes da rede pública estadual

Da Redação
Secom/MA
Equipe de organização da Feira na Seduc - Foto: Lauro Vasconcelos
 
Para fomentar a pesquisa no ambiente educacional, a partir do desenvolvimento de experiências pautadas na ciência, no protagonismo juvenil, na criatividade e na corresponsabilidade social, o Governo do Maranhão promoverá, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a 1ª Feira de Ciências, Sustentabilidade e Inovação, destinada a estudantes da rede pública estadual e prevista para acontecer na segunda quinzena de junho.   

O evento prevê a participação de equipes escolares, compostas por alunos e professores de todas as Unidades Regionais de Educação (UREs), que poderão inscrever projetos e pesquisas desenvolvidos nas unidades de ensino, em duas categorias: “Experimentação Científica”, com apresentação de experiências científicas, esquemas, equipamentos, fotos ou protótipos que ilustrem e/ou estejam relacionados ao objeto da pesquisa desenvolvido, que permitam a visualização do evento em tempo real. E “Inovação, tecnologia e robótica”, que consiste na apresentação de projetos de pesquisa e inovação nas áreas de Tecnologia e Robótica.

A secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva, destacou que a primeira Feira de Ciências, Sustentabilidade e Inovação destinada a estudantes da rede estadual foi idealizada pelo governador Carlos Brandão, o que reforça seu compromisso e prioridade de sua gestão com a educação.

“A primeira Feira de Ciências, Sustentabilidade e Inovação foi idealizada pelo governador Carlos Brandão e representa um marco importante para a Educação do Maranhão, sobretudo por estimular as escolas, professores e estudantes à pesquisa, ao engajamento da Rede Estadual em projetos de sustentabilidade e inovação no espaço escolar. Além disso, reforça a continuidade das ações estratégicas com foco na aprendizagem, aliando a teoria e a prática. Nosso intuito é garantir a maior quantidade possível de trabalhos desenvolvidos na escola, a fim de dar visibilidade a esses projetos, reconhecer a importância dessas produções, e estimular ainda mais nossos estudantes e professores da Educação Básica”, reforçou a secretária.

Os projetos escolares inscritos deverão contemplar os eixos da Feira, que são: Vida e ambiente; Cidadania e inclusão social; Sustentabilidade; Saúde e bem-estar; Inovação e Tecnologia, e Empreendedorismo.

A inscrição de projetos e pesquisas na Feira será realizada online, obedecendo edital com regulamento a ser publicado no portal da Seduc (http://www.educacao.ma.gov.br[/url]). Os três melhores trabalhos de cada categoria serão premiados, abrangendo a escola, professor e estudantes participantes. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »