MENU

21/05/2022 às 14h17min - Atualizada em 21/05/2022 às 14h17min

A “Porta da Esperança” ajudou muitos brasileiros

O programa foi ao ar sempre aos domingos, de 1985 até 1997, e está merecendo uma nova edição, afinal existem muitos brasileiros que não conseguem realizar seus sonhos e que estão necessitando de uma ajudinha.

Da Redação
GB Edições
O programa da “Porta da Esperança”, apresentado por Silvio Santos, realizava o sonho do telespectador que tinha a sorte de ter sua carta selecionada pela produção / Foto: Arquivo GB Imagem
  
“Vamos abrir as portas da esperança”. Essa frase ficou conhecida por todos os brasileiros que assistiam ao programa Silvio Santos na década de 80. Tratava-se da frase dita pelo apresentador ao abrir a “Porta da Esperança”, programa que tinha como objetivo realizar os sonhos dos telespectadores, sendo considerada a primeira atração assistencialista da televisão brasileira, servindo de modelo para outros programas.

Silvio Santos convidava os telespectadores a enviar uma carta contando suas necessidades (como uma ferramenta de trabalho, um carro, uma casa) ou desejos (como uma viagem, um quimono, um instrumento musical). As milhares de cartas recebidas passavam por uma triagem dos produtores do programa. Os telespectadores, cujos casos iam sendo selecionados, eram convidados a comparecerem aos estúdios do SBT para gravarem a atração, no qual suas vidas eram apresentadas e o pedido justificado, na esperança de ter a solicitação realizada.

O apresentador do programa mantinha suspense sobre esse acontecimento, até a hora do clímax, a abertura de duas portas que corriam, abrindo para onde estaria um empresário benemérito (ou outros) que apadrinharia o desejo e a necessidade do participante.

Um dos pedidos que foram atendidos foi o de uma mulher que queria conhecer o saudoso locutor Lombardi, que não mostrava o rosto em público. As portas se abriram e lá estava ele, atrás de um biombo, somente com o vulto aparecendo. Mas, a participante pôde ir ao encontro do ídolo para conhecê-lo.

Grande parte dos pedidos era atendida pelo programa. Aqueles não atendidos poderiam voltar a participar, outras vezes. Houve participantes que gravaram vários programas, até que conseguiram realizar seu sonho.

“A Porta da Esperança” nunca chegou à liderança de audiência, mas foi um dos programas de maior sucesso realizado por Silvio Santos. Um dos bordões mais famosos de Silvio Santos, com certeza é “vamos abrir as portas da esperança”, imortalizado na atração.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »