MENU

27/04/2022 às 17h39min - Atualizada em 27/04/2022 às 17h39min

Suzano consolida parceria com programas sociais para abastecer refeitório da fábrica com produtos orgânicos

A iniciativa beneficia 27 famílias das associações da Estrada do Arroz

Da Redação
Imprensa/Suzano
Foto: Divulgação
 
Seguindo com o compromisso de fortalecer as atividades agrícolas e impulsionar o desenvolvimento das comunidades rurais da região, a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está abastecendo o seu refeitório da fábrica de Imperatriz com alimentos que são frutos da parceria da companhia com os programas sociais: Extrativismo Sustentável e Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT).  

Semanalmente representantes das associações com acompanhamento técnico do time de Desenvolvimento Social entregam para a equipe do refeitório 150kg de produtos entre hortaliças, legumes e polpas de frutas. A parceria com a Suzano beneficia diretamente 27 famílias das associações pertencentes a Estrada do Arroz: Associação de Agricultores do Povoado de São Félix, Associação de Moradores e Pequenos Produtores do Povoado Olho D’agua dos Martins, Associação das Quebradeiras e dos Quebradores de Coco Babaçu do Povoado São Félix e Associação das Quebradeiras de Coco Babaçu Barroquinas – Coquelândia. 

A iniciativa está alinhada à meta de sustentabilidade da Suzano de reduzir a desigualdade de renda, garantir a segurança alimentar e ajudar a tirar as pessoas da pobreza. 
 

Programa Extrativismo Sustentável 

O Programa Extrativismo Sustentável atua nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins, junto às comunidades Olho D’água, Coquelândia, São Félix, Petrolina, RESEX Ciriaco, Resex Mata Grande, Resex Extremo Norte, KM1700 e Vila Nova dos Martírios, oferecendo capacitação e infraestrutura, além de auxiliar as organizações locais na gestão, produção e comercialização de diversos tipos de produtos alimentícios e artesanatos. 

A iniciativa, que atualmente beneficia 1.134 pessoas diretamente, chegou a movimentar, só em 2021, mais de R$4 milhões nos três estados. Os resultados animadores são frutos do trabalho de ampliação que a companhia tem feito na participação do programa em atividades nos municípios: neste último ano, o programa esteve mais próximo do púbico em ações como a Feira Cidadã e a Feagro, onde foi possível realizar a exposição e a comercialização de produtos de forma mais acessível.  

 

Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial 

O Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT) busca aperfeiçoar o trabalho no campo, oferecendo assistência técnica necessária para capacitar agricultores, com foco na produção e comercialização, incentivando assim, a geração de trabalho e renda em 25 comunidades nos três estados de atuação da companhia (MA, PA e TO).  

O excelente trabalho realizado pelas comunidades atendidas pelo PDRT se reflete nos números expressivos que a inciativa trouxe no último ano: o programa gerou mais de R$3 milhões em renda direta para os participantes somente em 2021, configurando um aumento expressivo em comparação a 2020. Esses resultados contribuem para transformar a vida de 1.973 pessoas que hoje são beneficiadas diretamente pelas ações do programa. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »