MENU

10/03/2022 às 22h25min - Atualizada em 10/03/2022 às 22h25min

Ex-marido é condenado a quase 2 anos de prisão pelo crime de stalking no Tocantins

Homem passou a perseguir a ex-esposa após a separação

Com Informações do MP - TO
Foto: Imagem meramente ilustrativa
 
A Justiça condenou um morador de Jaú do Tocantins, sul do Estado, pelo crime de perseguição, também conhecido como stalking, praticado contra a ex-companheira. Esta é a primeira condenação na Comarca de Peixe por este tipo de crime, que foi incluído no Código Penal em abril de 2021. A sentença foi proferida no Dia da Mulher (8/3).

O réu foi denunciado pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) em novembro de 2021 e condenado a pena de 1 ano e 11 meses de reclusão. A pena soma também a condenação do acusado pelo crime de descumprimento de medida protetiva de urgência.

Na denúncia, o promotor de Justiça Mateus Ribeiro dos Reis relatou que o réu e a vítima conviveram por aproximadamente 14 anos, em uma relação conturbada e marcada por agressões físicas à mulher. Com o fim da relação, ele se mostrou inconformado e passou a perseguir e ameaçar insistentemente a vítima e familiares dela.

Em depoimento, a mulher relatou que chegou a tentar suicídio e mudar de Estado, para se ver livre da perseguição, porém seu ex-companheiro descobriu seu novo endereço e continuou a persegui-la. Ela contou que a perseguição persistiu mesmo após ter sido aplicada medida protetiva de urgência contra o acusado.

Na sentença, a juíza Ana Paula Araújo Aires Toríbio reconheceu a presença de reiteração do comportamento do acusado, criando situação de incômodo, desconforto e até mesmo de medo para a vítima.

Crime de perseguição

Caracterizam o crime de stalking, conforme a Lei nº 14.132/2021, a prática de “perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade”.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »