MENU

15/02/2022 às 22h01min - Atualizada em 15/02/2022 às 22h01min

Plano de arborização urbana de Araguaína é iniciado no Jardim Vitória

Ação prevê o plantio de 2.700 árvores de espécies nativas na cidade por meio Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína. Obras estão levando sustentabilidade, acessibilidade e mudando a infraestrutura da cidade com obras entregues e em execução

Giovanna Hermice - Ascom/PMA
Com a participação de alunos da Escola Municipal Leia Raquel Dias Mota e do prefeito Wagner Rodrigues - Foto: Marcos Sandes/Ascom
 
O Plano de Arborização Urbana de Araguaína foi iniciado na última sexta-feira, 11, e prevê o plantio de 2.700 árvores na cidade. Inicialmente estão sendo beneficiados setores como Jardim Vitória, Tocantins, Itaipu, Ana Maria e Morada do Sol, locais que receberam a infraestrutura por meio do Programa de Saneamento Integrado Águas de Araguaína.

“Estamos levando benefícios para vários bairros da cidade por meio desse projeto que é completo, pois além de asfalto de qualidade, leva calçadas com acessibilidade, drenagem para a população e promove o desenvolvimento sustentável por meio do plantio da grama e de árvores”, afirmou o prefeito Wagner Rodrigues.

Na última sexta-feira, foram plantadas 100 mudas no canteiro central da Avenida Blumenau, no Jardim Vitória. Além do prefeito, a ação contou com a participação de crianças do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Leia Raquel Dias Mota e servidores de Araguaína.

No evento, as crianças ainda receberam orientações sobre a preservação da cidade e natureza. A estudante Ana Silva, de 10 anos, foi uma delas e sujou as mãos de terra para ajudar no plantio. “Eu gostei demais, porque é muito importante mantermos nossa cidade limpa e cheia de árvores”.

Árvores apropriadas

O Plano de Arborização de Araguaína está retirando árvores inapropriadas para área urbana como a neem ou nim, popularmente conhecida a espécie Azadirachta, pela toxicidade que prejudica o desenvolvimento das abelhas e outros insetos. Além de serem de grande porte, as raízes do neem podem arrebentar as calçadas, invadirem canos de água tratada, de esgoto e também causarem acidentes na rede elétrica.

O objetivo é arborizar as ruas da cidade com espécies como pau preto, ipê, oiti, pata de vaca, sucupira, aroeira e canafistula que são de rápido desenvolvimento, sombra volumosa e mais adequadas para área urbana. A comunidade deve aguardar o plantio planejado pela Prefeitura ou solicitar orientações para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente pelo telefone 3411 7012.

As equipes da secretaria estabeleceram um cronograma, nesta primeira etapa, estão previstas o plantio de 1.200 árvores. “Vamos adubando e plantando, começando pelo Jardim Vitória, depois iremos para o Setor Tocantins, Morada do Sol e extensões, Setor Ana Maria, em seguida outros bairros como Maracanã e a obras que forem sendo entregues também vamos chegar nelas”, explicou o diretor municipal de Agricultura, Mário Vitória.

Águas de Araguaína

A iniciativa faz parte do Programa de Saneamento Integrado Águas de Araguaína que além da sustentabilidade, está levando acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção por meio de calçadas com piso tátil em setores entregues como: Ana Maria, Morada do Sol 3, Tocantins, Itaipu, Palmas e Jardim Vitória.

O projeto em execução pretende mudar por completo a infraestrutura da cidade, com a Via Norte que somando as duas etapas terá extensão total de 9,3 quilômetros, ligando o final da Avenida Marginal Neblina até a BR-153 no Costa Esmeralda.  Além de minimizar alagamentos em bairros localizados nas áreas de influência dos córregos Neblina, Jacuba e Canindé, que estão recebendo sistemas de micro e macrodrenagem, pavimentação, implantação de áreas verdes e bacias de detenção.

O Águas de Araguaína foi iniciado em 2020 por meio de empréstimo de R$ 350 milhões entre o Município e Banco de desenvolvimento da América latina (CAF) e tem previsão de execução até o final de 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »