MENU

08/02/2022 às 22h05min - Atualizada em 08/02/2022 às 22h05min

FMF apresenta parecer favorável ao São José e confirma time na semifinal

Polêmica foi causada pelo texto do Artigo 7º do regulamento do Campeonato Maranhense, que trata da regularização de jogadores para a competição

João Ricardo
Danilo jogou contra o Cordino e marcou o gol da vitória do São José em cobrança de falta - Foto: Divulgação
 
A Federação Maranhense de Futebol (FMF) deu parecer favorável ao São José no caso da escalação do lateral-esquerdo Danilo, contra o Cordino. Segundo a entidade, a rescisão de contrato do atleta com seu antigo clube foi antes do início do Campeonato Maranhense, o que não fere o regulamento da competição.

Danilo estava no Juventude antes de acertar com o São José. No Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, a rescisão com o antigo clube e o contrato com o atual aparecem no mesmo dia, 28 de janeiro. Sendo que o Estadual começou no dia 23 de janeiro. No entanto, no sistema interno, que somente clubes, as federações e a CBF têm acesso, o Gestão WEB da CBF a rescisão do jogador com o Juventude foi no dia 17 de janeiro, portanto bem antes do início do campeonato, o que não fere o regulamento do Estadual.

Diante de todo o exposto, não há que se falar em irregularidade, tampouco perda de pontos por parte do São José de Ribamar Esporte Clube, no Campeonato Maranhense Série A 2022, pelo fato de que quando do início da Competição, em 23/01/2022, o atleta Danilo Oliveiro Araújo, CBF 611572 encontrava-se na situação de sem vínculo com qualquer agremiação - diz trecho final do parecer da FMF.

O artigo que causou toda a polêmica foi o Artigo 7º que diz:

§2º - Após o início da competição, atleta que possua vínculo e/ou contrato (amador ou profissional) com alguma das equipes participantes da competição, não poderá atuar por qualquer outra equipe participante, independentemente de ter sido inscrito ou não na competição, e/ou ter atuado ou não, pela primeira equipe.

O parecer foi uma resposta à representação protocolada pelo Cordino, que luta contra o rebaixamento, e tem interesse no assunto, pois se o São José fosse punido por conta de utilização de atleta irregular, poderia perder até seis pontos na competição. Mas tem ainda o Tuntum, que seria beneficiado também com uma punição do São José, pois ficaria a vaga de segundo lugar do Grupo B para a semifinal do primeiro turno. Por meio da assessoria e sem dar outros detalhes, o Tuntum disse que pretender fazer uma denúncia ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MA).

Com a decisão da FMF, a classificação do Grupo B está confirmada com o Moto classificado em primeiro com sete pontos, e o São José em segundo, com cinco pontos. Seus adversários na semifinal serão decididos na rodada final do Grupo A, na noite desta segunda-feira (8).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »