MENU

08/02/2022 às 18h06min - Atualizada em 08/02/2022 às 18h06min

SESI-MA disponibiliza consultoria para atendimento às exigências do eSocial

Os serviços em saúde e segurança estão disponíveis em todas as unidades do SESI nas cidades de Imperatriz Açailândia e São Luís

Da Assessoria
Foto: Divulgação
 
Desde o dia 10 de janeiro, começou a contar o prazo para médias e pequenas empresas informarem os eventos em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) para o eSocial. Muitas empresas ainda estão alheias à medida que obriga todos os empregadores com faturamento abaixo de R$ 78 milhões a atualizarem os dados no sistema do governo Federal. O período de notificação vai até o dia 15 de fevereiro. Lembrando que os envios dos eventos passam a acontecer de forma constante, conforme as movimentações são efetuadas na empresa: exames ocupacionais, acidentes de trabalho, afastamento ou mudanças de cargo dos colaboradores, entre outros. 
 
Com o objetivo de auxiliar as empresas maranhenses nesse processo, o SESI-MA oferece um portfólio de serviços voltados para Saúde e Segurança do Trabalho (SST), que inclui a elaboração de toda a documentação legal prevista nas normas regulamentadoras e envio dos eventos de segurança e saúde exigidos pelo eSocial. Para otimizar o novo procedimento, dispõe de um sistema informatizado em gestão da saúde ocupacional, a plataforma digital SESI Viva +, para a compilação e envio dos eventos.  

Comunicação de Acidente de Trabalho (S-2210), Monitoramento da Saúde do Trabalhador (S-2220) e Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos (S-2240) são situações em SST que devem ser informadas pelas empresas na plataforma.  

É valido destacar que o eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) unifica as formas de prestação de informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais por todas as empresas, independentemente de seu porte, natureza jurídica ou tipo de contratação dos empregados. Assim, cabe destacar ainda que o não cumprimento das solicitações trazidas pelo sistema podem gerar multas de até 181 mil reais.

  SUPORTE ÀS EMPRESAS - O sistema operacional SESI VIVA+ está programado para atender e enviar os layouts do eSocial para o governo federal. A empresa pode optar pelo sistema de mensageira, onde os layouts são enviados para o governo de forma automática, ou ainda extrair o arquivo gerado pelo sistema operacional do SESI Viva+ e enviar pelo sistema de sua preferência.  

Além disso, o SESI Maranhão dispõe de uma equipe altamente especializada em SST, formada por médicos, engenheiros, enfermeiros e técnicos em segurança do trabalho, que atuam na elaboração e atualização dos programas de segurança e saúde no trabalho, exames e consultas, laudos técnicos, rotinas ocupacionais e consultorias gerais dentro dessa temática.  

Mais informações e solicitação de propostas podem ser obtidas pelo telefone (99) 99155- 8086. Lembrando que os serviços em saúde e segurança estão disponíveis em todas as unidades do SESI nas cidades de Imperatriz Açailândia e São Luís.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »