MENU

07/02/2022 às 10h28min - Atualizada em 07/02/2022 às 10h28min

Jucema apresenta palestra virtual sobre Balcão Único Digital para classe contábil

A explanação presencial foi feita na sede do CRC pelo presidente da Jucema, Sérgio Sombra, pelo gestor da RedeSim, Ítalo Lima, e pelo coordenador da Assessoria Técnica, Carlos André Pereira

Da Redação - Secom/MA
Foto: Divulgação - Secom/MA
  
O Balcão Único Digital foi o tema da palestra ministrada virtualmente pela diretoria da Junta Comercial do Maranhão nesta quinta-feira (3) na sede do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MA). A transmissão foi acompanhada por mais de 300 pessoas da classe contábil e a explanação presencial foi feita na sede do CRC pelo presidente da Jucema, Sérgio Sombra, pelo gestor da RedeSim, Ítalo Lima, e pelo coordenador da Assessoria Técnica, Carlos André Pereira. Também estiveram presentes a presidente do Conselho de Contabilidade, Ana Lígia Martins, os diretores do conselho e a secretária adjunta da Micro e Pequena Empresa da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Luzia Rezende.


Antes da apresentação técnica, o presidente Sérgio Sombra compartilhou dados sobre o aumento do número de empresas ativas no estado que chegou a dobrar em 2021 e as estatísticas da abertura de novos negócios que revelam que só no ano passado o estado teve uma alta de 20%. Outros avanços também pautaram a apresentação como o aumento da procura pelos serviços digitais do registro de empresas, as entregas realizadas e as ações de fomento ao empreendedorismo coordenadas pelo Governo do Estado por meio da Junta Comercial. 

Ao falar em nome da Seinc, Luzia Rezende fez um comparativo do antes e depois da Jucema Digital. Ela destacou que os avanços dos últimos sete anos colocam o órgão como uma referência nos serviços digitais, facilitando a vida dos contadores e de todos os cidadãos que buscam pelos serviços. “Acompanhamos de perto o desafio que o governador Flávio Dino e do presidente Sérgio Sombra enfrentaram desde o primeiro mandato para modernizar a Junta Comercial. Sabemos que são ações que têm estimulado a formalização de novas empresas, em especial de micro e pequenas empresas”, reforçou Luzia Rezende.

Em suas considerações, a presidente e contadora Ana Lígia Martins reforçou a importância da palestra para a classe contábil como uma oportunidade para tirar dúvidas e obter informações sobre as melhorias implementadas pela Jucema. 

Balcão Único Digital

Os detalhes sobre as facilidades do Balcão Único Digital, ferramenta que já está disponível no portal Empresa Fácil, foram apresentadas por meio de um passo a passo. O gestor da RedeSim, Ítalo Lima, informou que a principal mudança para o empreendedor é a redução de etapas no processo com a eliminação do preenchimento do Documento Básico de Entrada (DBE). Ele acrescentou que o sistema pode ser usado nas naturezas jurídicas de Empresário Individual e Limitada.

“Antes do Balcão Único o usuário precisava iniciar o preenchimento da viabilidade no Empresa Fácil, fazer o preenchimento do DBE no site da Receita Federal e depois retornar ao Empresa Fácil para vincular os dados. Agora as respostas são automáticas entre os órgãos, reduzindo o tempo no registro de empresas”, explicou Ítalo Lima.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »