MENU

17/01/2022 às 16h30min - Atualizada em 17/01/2022 às 16h30min

​Os olhos precisam de atenção extra

Da Redação
GB Edições
  
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 70 milhões de pessoas em todo o mundo poderão ficar cegas se não tiverem acesso aos atuais recursos da Medicina e melhores condições de vida.

No Brasil, estima-se que haja quase dois milhões de pessoas cegas e cerca de cinco mil deficientes visuais.

Atualmente, cerca de 36 milhões de cegos poderiam estar enxergando se tivessem sido tratados a tempo. São crianças e adultos que perderam a visão em razão de cataratas que poderiam ter sido operadas, de diabetes que poderiam ter sido controladas, ou de deficiências de vitaminas e outras doenças de fácil tratamento.

O problema tem a ver diretamente com a situação social e econômica: 90% dos cegos vivem em lugares sem serviços básicos de prevenção e tratamento. Também falta informação. Muita gente não tem conhecimento de que pode haver solução para o seu caso e várias pessoas ficam cegas porque não sabem cuidar dos olhos.

Outro fator importante é que, geralmente, as pessoas cegas são idosas e dependem de parentes que muitas vezes não podem ou não querem cuidar delas. Além disso, existe o agravante de que muitos hospitais que oferecem o tratamento ficam longe das comunidades onde vivem as pessoas com problema nos olhos.

A OMS aponta o empenho dos governos, dos médicos e de cada cidadão como a única forma de eliminar as causas da cegueira evitável e garantir a todas as pessoas o direito de enxergar.

Confira o que fazer para manter sua visão saudável

- Procure o oftalmologista sempre que sentir coceira nos olhos, dificuldade para enxergar, lacrimejamento, dor de cabeça.
- Televisão e computador: a cada hora, faça um intervalo de descanso e fique pelo menos a 50 cm do monitor.
- Sol: use óculos escuros de boa qualidade para proteger a visão. Cuidado com as falsificações que não protegem e podem prejudicar os olhos.
- Colírios: não use se não for indicado pelo oftalmologista.
- Lave os olhos com as mãos limpas e em água corrente.
- Evite coçar os olhos.
-  Óculos só podem ser passados pelo oftalmologista e após o exame dos olhos e das condições de saúde da pessoa.
- A adaptação de lentes de contato deve ser feita pelo oftalmologista. Siga com rigor suas orientações.
- Se algo cair no olho, lave abundantemente com soro fisiológico ou água corrente.
- Nunca tente retirar "ciscos" soprando ou usando hastes de algodão.
- Em caso de acidente, não permita que outras pessoas abram seu olho. Aguarde alguns minutos e tente você mesmo abrir o olho e observar se a sua visão está preservada.
- Quando trabalhar com pregos, madeiras, serras, solda elétrica ou similares, use óculos de proteção.
- Cuidado quando usar produtos de limpeza especialmente aqueles em forma de aerosol ou spray. O correto seria usar óculos de proteção também nestas ocasiões, mas sabe-se que na rotina doméstica isso não acontece, então utilize estes produtos certificando-se de que os jatos estão direcionados à superfície a ser limpa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...