MENU

07/12/2021 às 18h54min - Atualizada em 07/12/2021 às 18h54min

Aplicação de recursos para execução de obras na cidade são cobrados pelo parlamento

Setores produtivos são homenageados pelos vereadores

Vereador Bebé Taxista cobra por aplicação de recursos - Foto: Fábio Barbosa
 
Na sessão plenária desta terça-feira, 07, os vereadores de Imperatriz chegaram a 675 indicações para o poder executivo estadual e municipal solicitando obras e diversas outras melhorias para a estrutura da cidade e para a qualidade de vida da população. O parlamento também concedeu honrarias para homenagear personalidades marcantes da sociedade imperatrizense e destacar o trabalho do setor produtivo e do agronegócio local.

Os empresários Afonso Danda, presidente do Sindicato Rural e Edmar Nabarro da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz receberam por indicação do vereador Ricardo Seidel (PSD) uma homenagem pelos projetos que movimentaram a economia da cidade e desenvolvidos por cada uma das citadas entidades respectivamente, a FeAgro e o Circuito ACII de Negócios.

“Reconhecer sempre que possível o trabalho do agronegócio, do homem do campo, não só de Imperatriz, mas de toda a Região Tocantina e do Maranhão é fundamental para a valorização da nossa gente. Enquanto o país parou por causa da pandemia, o agronegócio superou os desafios e conseguiu se manter firme e crescer nos índices econômicos do país. E, o comércio da nossa cidade se reinventou e ainda luta para enfrentar as sequelas provocadas por aqueles que pediam para fechar tudo sem planejamento”, disse o vereador Ricardo Seidel ao justificar a “Moção de Aplausos” entregue.

O presidente do Sinrural, Afonso Danda, ressaltou os resultados positivos obtidos com a FeAgro, que foi a 1ª Feira presencial do setor Agrícola a ocorrer no Brasil após a pandemia. Segundo Danda é preciso investir na profissionalização do produtor rural para valorizar e buscar cada vez mais desenvolvimento no setor agrícola da região.

“ O SinRural não é só do produtor rural, ele é incorporado à cidade. Tivemos números impressionantes de venda na FeAgro, tamanha força do agronegócio da nossa região. O desafio da humanidade é combater a miséria e somos os únicos no mundo, como país, que pode dobrar a produção de alimentos. Nosso estado é uma fronteira agrícola e temos que valorizar o nosso Maranhão”, salientou o presidente.

Já o presidente da ACII, Edmar Nabarro, lembrou que o setor mais desafiado na pandemia foi o setor comercial, industrial e de prestação de serviços, que teve restrição de funcionamento, contatos e que sempre manifestou preocupação com os rumos da economia do país.

“Avisamos que a economia iria sentir, como está sentindo. Não pensaram na economia, pensaram no desespero do momento sem planejamento. Deixou-se de produzir e agora clamamos pela volta da produção, mas teremos que trabalhar mais que o dobrado para compensar a injustiça que foi feita com esse setor”, disse Nabarro que também pediu para os gestores públicos cuidarem do setor e pensarem quando aprovarem leis em como o setor produtivo poderá ser atingido.
No uso da Tribuna, os parlamentares cobraram o Poder Executivo quanto às divulgações sobre recursos buscados em Brasília para execução de obras na cidade e, também, sobre a situação dos vendedores ambulantes que estão sendo retirados do Calçadão de Imperatriz.

Segundo o vereador Flamarion Amaral (PCdoB) os vendedores ambulantes estão sendo retirados, inclusive por meio de ação ajuizada pela Associação Comercial de Imperatriz, do Calçadão, mas comunicou que já entrou em contato com a Secretaria de Planejamento Urbano para buscar uma solução para aqueles vendedores.

“ Estive lá no Calçadão e presenciei os vendedores ambulantes sendo notificados, mas não se preocupem, pois os que não forem contemplados no novo Shopping nós vamos buscar uma alternativa, pois é uma responsabilidade do município com essas famílias”, avisou o vereador.

Já o vereador Bebé Taxista (AVANTE) cobrou pelos recursos buscados em Brasília pela gestão municipal para a realização de obras no Canto da Serra, JK e Vila Santa Luzia divulgados pelo Poder Municipal. De acordo com o parlamentar, ainda não é possível visualizar a aplicação destes valores e questiona a aplicação dos investimentos.

“As obras que divulgaram estão todas paradas. Faz 3 meses que divulgaram que conseguiram os recursos em Brasília e até agora nada dos investimentos vêm sendo aplicados. É uma falta de respeito com a população, a Vila Santa Luzia, por exemplo, vive uma situação deplorável, não tem como andar lá e o povo não tem condição de arrumar e nem tem que arrumar, precisa ser feita cobrança diuturnamente destas melhorias que não são feitas”, cobrou Bebé que foi acompanhado pelos vereadores Adhemar Freitas Jr (SDD), Ricardo Seidel (PSD), Flamarion Amaral (PCdoB) e Rubinho Lima (PTB).

Carlos Hermes (PCdoB) comunicou sobre a Lei 027/2021 do Poder Executivo que foi protocolada em regime de urgência especial na Casa e que trata da Criação da Concessão de Água e Esgoto da cidade e explicou como poderá ocorrer a tramitação do projeto. O vereador Zesiel Ribeiro (PSDB), último a se manifestar, salientou a necessidade do parlamento em cobrar o Poder Executivo Estadual e Federal de igual forma na destinação e aplicação de recursos para melhorar a infraestrutura da cidade.

Homenagens
Durante a sessão, os vereadores Adhemar Freitas Jr, Alex Silva, Antônio Pimentel e Chiquim da Diferro também fizeram a entrega do Título de Cidadão Imperatrizense para as seguintes personalidades:

Jackson Pereira Silveira – Ex-jogador, técnico, dirigente de vários clubes amadores, ex-diretor da Liga Imperatrizense de Futebol e um dos fundadores do Copão Maranhão Sul, entre outros projetos.

Manoel de Melo Bezerra – Conhecido como Pastor Barroso, é pastor da Comunidade Evangélica Shalom, fundada em 1998 em Imperatriz.

Jordana Sousa Nunes – Trabalha na saúde pública de Imperatriz, já foi gerente da Unidade Básica de Saúde Nova Imperatriz, vigilante de saúde e, atualmente, está na direção geral na Unidade de Pronto Atendimento São José.

José da Silva Santos – Nascido em Joselândia do Maranhão, mora em Imperatriz desde 1996, trabalhando desde então com diversas causas sociais.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »