MENU

26/11/2021 às 19h58min - Atualizada em 26/11/2021 às 19h58min

Caravana de Municipalização do Sistema de Juventude é finalizada no Sul Maranhense

Geisa Pinheiro
Secom/MA
Foto: Divulgação
 
A Secretaria Extraordinária de Estado da Juventude (Seejuv) realizou, nesta quarta-feira (24), a última etapa da Caravana de Municipalização do Sistema de Juventude na Região Sul do Maranhão, reunidos no município de Bom Jesus das Selvas. A atividade contou com a presença de seis cidades: Açailândia, Campestre, Governador Edison Lobão, Grajaú, Itinga do Maranhão e Lajeado Novo. 

Em processo de finalização, a caravana em suas atividades atingiu mais 70 municípios maranhenses, tendo como objetivo articular Secretarias Municipais de Juventude, estruturar seus sistemas na perspectiva de construir seus Planos e Conselhos Municipais da Juventude em suas cidades. Em bate papo, os gestores aproveitaram a oportunidade para exporem as políticas desenvolvidas em seus municípios e a realidade da juventude de cada município.

O secretário de Juventude de Lajeado Novo, Rone Costa, ressaltou a importância da realização da Municipalização do Sistema da Juventude e como o Governo do Estado tem se mostrado preocupado com o jovem.

“O movimento de municipalização é muito importante, nós percebemos que o Governo do Estado tem essa vontade de colocar a juventude como protagonista e quando você municipaliza você leva para perto essas questões, e nós vamos debater quais são os nossos problemas que tipo de soluções podem ser apontadas e tudo isso fortalece todas as juventudes, todos os municípios, portanto é um movimento importante e eu parabenizo essa iniciativa da Secretaria de Estado da Juventude, contem sempre com nosso apoio”, disse o secretário.

A gestora da Juventude de Governador Edison Lobão, Aline Moura, destacou a criação dos Conselhos Municipais de Juventude como positivo e importante, onde é um espaço de grande expressão juvenil. 

“A criação do Conselho Municipal de Juventude é importante por conta da participação da Juventude, dos munícipes, poder público e sociedade civil. A sociedade civil, em especial a juventude, tem um pouco de dificuldade de se expressar, e o Conselho de Juventude já é um fator valioso para isso, é uma oportunidade de dar voz aos jovens e criar projetos para eles”, destacou a gestora.

O conselheiro de Estado da Juventude, Carlos Augusto Alves, avaliou a atividade como uma importante medida adotada pela Seejuv, no que tange a trocas de experiências e o fortalecimento da democracia.

“Muito valiosa a medida adotada pela Secretaria de Juventude do Estado do Maranhão, de pegar as experiências acumuladas ao longo dos últimos anos que foi de extremo sucesso no estado e tentar levar aos 217 municípios, muito importante também o papel do conselho estadual de juventude que tem atuado nos últimos dois anos juntamente com a Secretaria de Juventude hora formulando, hora aprovando, hora debatendo os muitos projetos que a secretaria consegue passar e a participação do conselho em sociedade civil é o fortalecimento da democracia”, disse o conselheiro.

O supervisor de articulação institucional da Secretaria de Estado da Juventude, Thiago Penna, avaliou a caravana como positiva, pois instiga a estruturação dos Sistemas de Juventude dentro dos municípios, garantindo a participação juvenil.

”A Secretaria de Estado da Juventude finalizou a primeira etapa da Municipalização do Sistema de Juventude, e poder contribuir com a estruturação dos sistemas dentro destes municípios é gratificante, avalio essa caravana como positiva, pois pensar em estruturação do Conselho de Juventude é garantir a participação dos jovens dentro dos espaços de decisão, ter um Plano de Juventude é um direcionamento das políticas públicas, e o Maranhão vem mostrando cada vez mais que a juventude tem sido sim prioridade de Governo”, disse o supervisor.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »