MENU

09/06/2020 às 10h34min - Atualizada em 09/06/2020 às 10h34min

Banco de Leite Humano da cidade de Araguaína (TO) está com baixo estoque

Atualmente, a unidade funciona com um estoque de cerca de 10 litros de leite materno

Janary Bastos Damacena
Agência do Rádio

Diante da queda de doações de leite materno ocasionada pela pandemia de COVID-19 e do baixo estoque, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Dom Orione, em Araguaína (TO), precisou priorizar os a distribuição do leite humano para bebês de até 1,5 kg, internados na Unidade Neonatal. Atualmente, a unidade funciona com um estoque de cerca de 10 litros de leite materno. Por isso, a direção do Banco de Leite Humano faz um apelo às mães que amamentam da cidade e que podem doar, que doem seu leite. . 

O Ministério da Saúde alerta que com os cuidados necessários, tanto da doadora quanto dos Bancos de Leite Humano, é possível manter a rotina de doação durante a pandemia.

O leite materno doado é fundamental para ajudar a salvar a vida de bebês prematuros ou de baixo peso, internados nas Unidades Neonatais, que não podem ser amamentados pelas próprias mães. Janini Selva Ginani, coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, reforça a importância do leite humano para o desenvolvimento dos pequenos. 

“O leite materno traz inúmeros benefícios para a saúde da criança. Protege de infecções, diarreia e alergias. Diminui a chance da criança desenvolver as chamadas doença crônicas e esses efeitos perduram, até mesmo, na vida adulta. O aleitamento materno é a única ação que isoladamente é capaz de reduzir a mortalidade infantil por causas evitáveis.” 

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite materno. Para doar, basta ser saudável e não tomar medicamento que interfira na amamentação. Além de ser um alimento fundamental para um melhor desenvolvimento da criança, a amamentação traz benefícios para as mulheres. É o que explica Janini Selva Ginani.

“Mulheres que amamentam, consequentemente as que doam o leite materno, também têm benefícios. Estudos demonstram que apresentam menor chance de desenvolver câncer, como o de mama ou de útero. E, também, elas retornam ao peso de antes da gravidez.”

O Banco de leite Humano (BLH) do Hospital Dom Orione fica localizado na Rua Dom Orione, Número 100, no Centro de Araguaína. A unidade funciona todos os dias, inclusive nos feriados, das sete da manhã às sete da noite. Técnicos da unidades realizam a coleta domiciliar de leite materno. Para mais informações, ligue para (63) 3411-8787.  Repetindo: (63) 3411-8787.  

Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »