MENU

23/09/2021 às 18h59min - Atualizada em 23/09/2021 às 18h59min

UEMASUL implanta dois novos laboratórios no campus Imperatriz

A criação desses novos espaços estabelece um novo ambiente para desenvolvimento das atividades acadêmicas dos alunos, contribuindo para a melhoria da formação acadêmica

Mari Marconccine
Ascom UEMASUL
Laboratório Didático de Formação Básica professor Magno Urbano de Macedo - Foto: Fernando Ralfer Ascom UEMASUL
  
O Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT), campus Imperatriz, recebeu, no mês de agosto, dois novos laboratórios. O Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA) e o Laboratório Didático de Formação Básica Magno Urbano de Macedo passam a atender as necessidades dos cursos de Matemática, Física, Ciências Biológicas e Química. A criação desses novos espaços estabelece um novo ambiente para desenvolvimento das atividades acadêmicas dos alunos, contribuindo para a melhoria da formação inicial e continuada de professores, promovendo a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão, conforme diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Para a montagem dos dois laboratórios foram investidos o total de R$ 213.457,57 em novos equipamentos; armários de aço, estantes biblioteca, mesas redondas, cadeiras, 11 computadores completos, microscópios Stemi 305, modelos de esqueleto e de corpo humano, datashow, um conjunto para análise espectral, um conjunto constante de planck, um conjunto para interferometria, quadros trigonométricos e de Tales, conjuntos para proporção inversa, quadros para produtos notáveis, triângulos e perfis articuláveis, clinômetros, CJ5 tábuas para produtos notáveis, quadros geometria plana, mesas tipo bancada e conjuntos de figuras planas.

Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA)

O LEMA é um espaço destinado à investigação, experimentação, criatividade, indagação e reflexão sobre a postura do profissional em relação ao pensamento matemático, permitindo a busca por diferentes caminhos para fazer matemática, resolver problemas e repensar a prática do exercício da matemática. Os recursos e materiais do LEMA podem ser aplicados em diferentes disciplinas do curso de Matemática como Geometria, Álgebra, Trigonometria, Cálculo e Física.

O espaço irá promover ainda a integração entre a UEMASUL e as escolas públicas da cidade, permitindo a troca de experiências entre os acadêmicos e docentes do curso de Licenciatura em Matemática com os alunos e professores. Uma das características do LEMA é a interdisciplinaridade, que além de ofertar as possibilidades didático-pedagógicas para o curso de Matemática, poderá atender outros cursos, especialmente o curso de Pedagogia, promovendo interação entre alunos, professores e conhecimentos relacionados às diferentes formações pedagógicas.

O diretor do curso de Matemática, professor José Milton Lopes Pinheiro, falou sobre a importância do novo laboratório. “O primado do conhecimento é a experiência perceptiva, e ela nos possibilitada diferentes modos de sentir, de ver e de tocar. Características estas que são tão ausentes, muitas vezes, no ensino de Matemática. Então, os laboratórios são essenciais à formação docente, pois trazem ao centro do ensino e da aprendizagem a prática realizada pelo aluno”, destacou.

A proposta do Laboratório Didático de Formação Básica professor Magno Urbano de Macedo é a de contribuir com professores e alunos na construção de materiais pedagógicos, vivenciando, na prática, temas abordados no estudo de Ciências Naturais, Matemática e Tecnologias.

O espaço será de uso comum das licenciaturas em Biologia, Física, Matemática e Química, promovendo a interação nos diferentes cursos de formação de professores, de modo a incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para inovação das práticas pedagógicas, formação de caráter interdisciplinar, elaboração de materiais didáticos e articulação entre os programas educacionais relacionados à educação básica.

“Esse espaço é destinado para o aprendizado pedagógico dos alunos e vai servir para os quatro cursos do CCENT, sendo utilizado de forma rotativa para as disciplinas. Será utilizado ainda para a visitação de alunos de escolas públicas do ensino Fundamental e Médio, e para capacitação dos professores na construção de materiais pedagógicos. É o nosso foco, de trabalhar com práticas pedagógicas com nossos alunos e com o público externo”, explicou o diretor do curso de Ciências Biológicas, professor Zilmar Timóteo Soares.

O laboratório recebeu o nome do professor Magno Urbano de Macedo, que foi docente efetivo do CCENT. O nome do professor Mago foi escolhido por unanimidade pelo Conselho de Centro, conforme explica o professor Zilmar. “Quando estávamos estruturando os laboratórios, solicitamos ao Conselho que fizéssemos essa justa homenagem ao nosso colega que tanto contribuiu com essa universidade e que foi, inclusive, meu professor de Biologia. Dar ao nosso laboratório o nome do professor Magno é uma forma justa de eternizar o trabalho que ele desenvolveu ao longo dos anos na instituição”.

Autor de livros didáticos de Ciências e Química, o professor Magno Urbano Magno também era membro da Academia Imperatrizense de Letras. Sua paixão pela educação e pela vida são inspirações eternas para todos os alunos e professores da UEMASUL. Professor Magno Urbano de Macedo faleceu em 19 de dezembro de 2020.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...