MENU

16/03/2021 às 00h00min - Atualizada em 16/03/2021 às 00h00min

Fora da Pauta

Lideranças

E necessário que os grupos políticos adotem uma postura mais consensual e voltada para o fortalecimento de novas lideranças políticas na cidade. Tentar destruí-las não será positivo para Imperatriz. Fará com que tenhamos o enfraquecimento das lideranças e da própria cidade que ficará órfã de nomes capazes de representá-la e lutar por maios apoios e recursos. Eles precisam é lutar para continuar crescendo, e não destruindo que já conseguiu ficar a um patamar acima, como são os casos de Assis Ramos, duas vezes prefeito, e a sua esposa Janaina, assim como Daniel Fiim e Mariana Carvalho, nomes que podem perfeitamente galgar postos eleitorais mais elevados e representar, e muito, a cidade de Imperatriz.

Indígena

Na semana da mulher, Sônia Guajajara e mais 5 mulheres foram destaques na Vogue Brasil, na luta contra o machismo nas aldeias e na batalha pela preservação das terras e da cultura indígenas. Nascida no território indígena Arariboia, no município de Amarante, Sônia Guajajara foi citada como umas das maiores lideranças indígenas do País. No ano passado, Sônia comandou a primeira Marcha das Mulheres Indígenas em Brasília, que chamou a atenção para a defesa de território, saúde e empoderamento das mulheres. Atualmente, Sonia está à frente da APIB – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.

Hospital

O Hospital do Amor já começou sua construção em Imperatriz, e irá beneficiar as mulheres de toda região tocantina, bem como de outros Estados vizinhos. Isso só foi possível graças a uma emenda do Senador Weverton, que conseguiu que ele fosse construído na segunda maior cidade do Estado, por se tratar de uma cidade pólo que é referência em Saúde. Esse hospital ficará pronto no segundo semestre.

Covid-19

Segundo o Boletim Epidemiológico que monitora os casos do novo coronavírus, 39 pessoas morreram por causa da doença em Imperatriz até o dia 13 de março. Neste ano, até agora, 122 pessoas morreram por causa da Covid-19. A pior situação foi em fevereiro, quando 70 pessoas perderam a vida. Em 2020, os três piores meses foram maio, 153 mortes; junho, com 90 óbitos e julho, com 39 mortes.

Transparência

O atual presidente da Câmara Municipal de Açailândia, Felisberg Mello, apesar de pouco tempo no cargo já mostrou   trabalho e colocou em funcionamento o portal da transparência da Câmara Municipal, onde toda a sociedade pode ver todos os gastos da edilidade. Não se via isso na Câmara de Açailândia.

Indicações

Cláudia Batista visitou a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos para alinhar ações em favor da população. Em reunião realizada na sexta-feira (12), a vereadora foi recebida na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, pelo secretário Zigomar Avelino. A finalidade da visita foi o alinhamento para realização da indicação de número 08/2021, de autoria da parlamentar. A demanda trata-se do asfaltamento da Rua Espanha, entre a rua Bom Futuro e Avenida Pedro Neiva de Santana, na Vila Redenção I.

Vacina

A Fundação Oswaldo Cruz (@oficialfiocruz) agora é a detentora do primeiro registro definitivo de uma vacina contra a Covid-19 no país, após decisão da Anvisa oficial. É um marco histórico para enfrentarmos a pandemia. Mas o que isso significa na prática? Significa ter, até o fim de março, uma produção de aproximadamente 1 milhão de doses por dia. Com o registro definitivo, o público passa a poder tomar a vacina e amplia para adultos maiores de 18 anos, conforme indicado na bula. Com isso, se torna possível uma imunização em massa no país.

Reflexão

 “A luz acha que viaja mais rápido que tudo, mas está errada. Não importa quão rápido ela seja, descobre que a escuridão sempre chega antes e está à sua espera”. (Terry Pratchett, escritor inglês, nascido em 1948, falecido em 2015). Quem não sentiu na pele os mistérios e as incertezas das noites escuras? Vivemos tempos difíceis de perdas, de dor e lágrimas. Porém, não devemos temer as trevas, sabendo que basta um pouco de luz para dissipá-las. Vamos que vamos.
   
Link
WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Loading...