MENU

03/04/2024 às 18h28min - Atualizada em 03/04/2024 às 18h29min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Rendendo 

Está rendendo o caso da liberação de veículos em situação irregular no município de Araioses. O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) solicitou que a Comissão de Segurança Pública da Casa ouça o coronel PM Renato Abrantes Campos, comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV), sobre o ocorrido, no último dia 28 de março. Motos, apreendidas em blitz por situação irregular, foram liberadas por suposto tráfico de influência. Na sessão desta terça-feira, Othelino destacou a circulação de um vídeo em que Elisa Machado, pré-candidata a vereadora, afirma ter livrado dezenas de motos de serem multadas e apreendidas após ter entrado em contato com o secretário de Governo, Marcio Machado, citado como primo, que teria acionado o governador Carlos Brandão. “As providências são para que sejam esclarecidas as questões relacionadas a essa confissão gravada em vídeo e que, supostamente, caracterizaria tráfico de influência, pois, se houve, os responsáveis precisam responder por isso”, disse o deputado. E acrescentou: “Eu queria saber de quem partiu aquela ordem. Imagino que não tenha sido do secretário de Segurança. Imagino que não tenha sido do comandante da Polícia. A senhora que faz um vídeo festejando uma ilegalidade, ela faz referência ao secretário de Governo, que eu também custo crer que ele tenha feito aquilo, mas alguém deu aquela ordem”. Othelino comparou o episódio com as sátiras mostradas na novela global “O Bem Amado” e considerou absurdas as cenas em que a senhora alardeia a ilegalidade com empolgação e recebe aplausos. “Não dá para dizer que não aconteceu, porque as imagens são claras. Meus amigos, aquilo lembra uma novela antiga: O Bem-Amado. Parece uma coisa do personagem Odorico Paraguaçu. Sabe? É um negócio sui generis”.

Será?

Comenta-se que Bruna Costa, esposa do deputado estadual Erick Costa, seria a primeira opção para candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada pelo deputado federal Josivaldo JP (PSD). Verdade ou não, o certo mesmo é que Erick está hoje envolvido na pré-campanha de JP, inclusive se licenciou para o vereador Ricardo Seidel assumir a sua vaga na AL por três meses, gesto que garantiu o apoio do suplente ao pré-candidato. É aguardar.

Lançamento 

No próximo dia 6, sábado, haverá um ato de lançamento da pré-candidatura a prefeito do vereador Aurélio do PT. Será a partir das 19h, na Câmara Municipal, com a presença do vice-governador Felipe Camarão, principal liderança do PT no Maranhão. 

Repercussão

Repercutindo, não somente nos meios políticos, a operação do Gaeco contra o Pastor Cavalcante, ex-deputado estadual. Tendo como base eleitoral Açailândia, ele é alvo de investigações que apuram denúncias de que teria recebido parte do salário dos assessores do seu gabinete na Assembleia Legislativa. É a famosa “rachadinha”. 

Mudança 

O PSDB tem novo comando em São Luís. Conforme informou o presidente estadual do partido, Sebastião Madeira, agora o PSDB é comandado pelo vereador Chico Carvalho, que substitui o também vereador Paulo Victor, que deve se filiar ao PSB, partido do governador Carlos Brandão. Em Imperatriz, o PSDB é comandado pela professora Miriam Ribeiro. O partido ainda não anunciou quem vai apoiar para prefeito na Terra do Frei, mas tudo indica que será o deputado Rildo Amaral.

Equidade 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, participou, na manhã desta quarta-feira, da abertura do seminário “Equidade Racial e Eleições”, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) em parceria com a Assessoria de Inclusão e Diversidade da Corte. Ele falou sobre a importância da luta pela igualdade e equiparação racial na política. “Não é possível que, em um país com maioria de pretos e pardos, tenhamos esse número tão reduzido de parlamentares. É preciso avançar, mas com conscientização”, alertou. De acordo com o presidente do TSE, mais importante do que medidas repressivas são as ações que beneficiem quem cumpre os regramentos existentes, uma vez que são mais efetivas. “No caso eleitoral, por exemplo, podemos pensar em conceder um tempo maior de rádio e televisão para os partidos que efetivamente incentivarem e respeitarem o número de candidaturas negras”, afirmou. 
Link
Leia Também »
Comentários »