MENU

02/03/2024 às 00h00min - Atualizada em 02/03/2024 às 00h00min

Meus Rabiscos

BANDEIRA NETO

BANDEIRA NETO

Nelson BANDEIRA NETO é cronista e funcionário do SESI-Serviço Social da Indústria, ex-vereador por Imperatriz (MA)

50… DE HISTÓRIA

Tudo começou no dia primeiro de março de 1974, tendo como referência o SESI de Imperatriz, no Maranhão.

Naquele dia, que merece sempre fazer lembrar, por ter contribuído em enxertar a semente que germinaria o saber, a cultura, o esporte e a saúde, com o intuito de promover a melhoria das condições de vida dos trabalhadores do chão de estrada e da indústria regional, com esses desígnios.

É importante frisar que, na cronografia, segundo a ordem dos acontecimentos – registros – o SESI, que se deu existência e origem nesta cidade, por consequência do Projeto Federal de abertura da Transamazônica, no curso de Imperatriz (MA), Marabá, Altamira e Santarém (PA), por meio do qual aqui seria o Portal de Entrada e Saída.

Tencionando num abrigadouro estrutural como escopo em conteúdos e instrumentos aos trabalhadores ligados a indústria da construção civil e responsável pela execução de projetos de estradas, rodovias e/ou obras diversas.

Tendo como marca limite inicial, no ano de 1974, durante os governos militares dos generais Garrastazu Médici e Ernesto Geisel, tendo o Serviço Social da Indústria - SESI (CNI), assumido com os dispêndios provenientes, por intermédio da implantação de suas unidades (SESI), nesse passadiço de integração, visando promover o bem-estar à classe operária.

Como se diria... Preludiando o elogiável...

... das grandes transformações que... Hoje... E que evidenciaram a mesma prospecção do passado, com as inovações da modernidade, até a cibernética, em direção ao futuro.

De 1974 a 1978, o SESI de Imperatriz ficou sob a regência gerencial e administrativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Tendo como foco a melhoria de vida do trabalhador da indústria, seus familiares e a comunidade em geral, nos campos da educação, saúde, lazer e esporte; cultura, alimentação, entre outros.

Este rabiscador sente-se honrado em fazer parte desse início de história como operário proativo dessa grande e insubstituível Instituição (SESI), de um legado de 78 anos de existência no Brasil.

No exercício, como Homem Público, desempenhei...

Do mandato de vereador, em 1974, busquei para o SESI, por meio de negociações compartilhadas, políticas e pessoais, às doações das áreas:

10.000m2...Pela rua Aquiles Lisboa, SESI – Mercadinho - e, 14.317.23m2, no bairro Cristo Rei, SESI - antiga Boca da Mata (hoje, Faculdade Unisulma), arrendatária.

Sem quaisquer pretextos financeiros.

De 1978, doravante, o SESI de Imperatriz ficou sob o comando da FIEMA (Federação das Indústrias do Estado do Maranhão), conduzida pelos seguintes empresários: Dr. Alberto Abdalla, Jorge Machado Mendes e Dr. Edilson Baldez das Neves, atual mandatário da entidade.

Todos deixaram magnificamente suas reconhecidas contribuições em favor do empresariado maranhense, como o vigente, que está semeando educação como carro-chefe, sempre com o objetivo de dar acesso ao amanhã.

“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada” ..
.
É uma Instituição que não visa lucro-financeiro, tendo como foco principal a educação infantil, fundamental e o básico; este, contempla certas gratuidades aos seus alunos até ao ensino profissionalizante junto ao SENAI local.

Quantos profissionais hoje, que passaram pelo SESI de Imperatriz, propiciando-se para o mercado de trabalho, como cidadãos criativos, autônomos e de habilidades, que vão muito mais do conhecimento?

Essa é a receita da Escola do SESI como referência.

Como agradecer pelos meus 50 anos de trabalho?

Sou imensamente bem-agradecido a todos que participaram e participam no meu âmbito de trabalho e profissional. Só me tornaram mais fortalecido. Com agradecimento especial para todos os dirigentes e companheiros do SESI, que sempre estreitaram suas amizades para comigo.

Ninguém constrói nada sozinho, estamos juntos nessa jornada, crescendo profissional e pessoalmente.

Obrigado de Coração!

Nelson Martins Bandeira Neto
Link
Leia Também »
Comentários »