MENU

07/02/2024 às 00h00min - Atualizada em 07/02/2024 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

Você sabia?

É possível anular uma eleição com votos em branco e nulos? Não. Tanto o voto em branco quanto o voto nulo são inválidos nas eleições brasileiras; ou seja, eles não têm nenhum efeito no pleito. A diferença é apenas como cada eleitor deseja invalidar o próprio voto. Por isso, mesmo que mais da metade dos votos sejam nulos ou brancos, não é possível cancelar uma eleição, já que a Justiça Eleitoral não considera esses votos, mas somente os dados a candidatas e candidatos – os chamados votos válidos. O impacto, independentemente de ser o voto em branco ou nulo, é a diminuição da quantidade de votos válidos que um candidato precisa para ser eleito. A tecla “branco” é uma das alternativas do sistema eleitoral, afirmando a liberdade de voto de cidadãs e cidadãos. Já o voto nulo ocorre quando é digitada, na urna, uma sequência de números aleatórios que não correspondem ao número de nenhum candidato ou partido. 
 

Olha aí!

Como vinha sendo comentada pela coluna, ontem foi confirmada a filiação do ex-prefeito Franciscano Santos Soares ao Partido Liberal (PL). O anúncio foi feito pelo líder do partido no estado, o deputado federal Josimar Maranhãozinho. Pré-candidato a prefeito de Imperatriz, o agropecuarista deixou o MDB no final de dezembro passado. Em carta divulgada, alegou que estava deixando o partido “tendo em vista a posição tomada pelo presidente do diretório estadial do MDB em apoiar um pretenso candidato, o qual não é o mesmo decidido pelos membros da Comissão Provisória e nem do MDB de Imperatriz”. 
 

E...

A expectativa é para onde vai outro pré-candidato a prefeito de Imperatriz. O secretário municipal de Educação, José Antonio, é filiado ao MDB, mas como o partido dificilmente terá candidato próprio, ele terá que procurar outro partido. Ele não tem pressa para bater o martelo, porque vai estudar o melhor caminho partidário a seguir. O prefeito Assis Ramos, de quem tem apoio, é filiado ao União Brasil, agora sob o comando do vereador Fábio Hernandez, conforme ficou decidido recentemente em reunião com o ministro Juscelino Filho.  
 

Silêncio

Na abertura da sessão de ontem, o Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão fez um minuto de silêncio, em memória da ex-prefeita de Caxias, Márcia Marinho, que faleceu aos 60 anos, no último sábado (3), em Teresina (PI). Márcia Marinho foi, também, deputada estadual, deputada federal, gerente regional de Pedreiras no governo Roseana Sarney, assumindo ainda outras funções públicas, sempre com muita dedicação e competência. Era esposa do ex-deputado Paulo Marinho e mãe do deputado federal suplente, Paulo Marinho Júnior.
 

200 mil 

O Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural) e a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Imperatriz (ACII), lançaram nesta terça-feira o movimento “200 mil eleitores por Imperatriz”. O intuito é ampliar e garantir uma maior participação de eleitores nas próximas eleições. Imperatriz está próxima de chegar aos 200 mil eleitores e, assim, garantir 2º turno já para as eleições 2024.
 

Ações

Estão pipocando no Maranhão ações do Ministério Público contra a realização de carnaval por prefeituras cujas cidades estão enfrentando problemas, especialmente nas áreas de saúde e infraestrutura, além de não pagamento de fornecedores. Agora o alvo foi Cajari. Atendendo solicitação do MP, o Poder Judiciário decidiu pelo cancelamento do carnaval 2024 naquela cidade. A justiça observou que a realização do carnaval seria incompatível devido a inadimplência da Prefeitura de Cajari com fornecedores e prestadores de serviço, estimado em R$ 2.526.085,77. Na semana passada, o MP recomendou ao prefeito de Carolina, Erivelton Neves, a suspensão do Carnaval. Destacou que a população enfrenta problemas como falta de saneamento básico, ineficiência de transporte escolar, condições insalubres do matadouro e estrutura precária de escolas e unidades básicas de saúde.
Link
Leia Também »
Comentários »